Um vídeo divulgado nessa quinta-feira (9) por um internauta nas redes sociais chamou atenção de moradores de Maceió. Nas imagens, feitas com celular, o condutor registra a quilometragem de seu veículo e a que aparece em uma lombada eletrônica, localizada no município de Rio Largo, região metropolitana da Capital.
No vídeo é possível ver que, enquanto no veículo a velocidade está em 30km/h, a lombada registra 53km/h. “Vários motoristas já perceberam a alteração”, disse o condutor durante a gravação.
Por conta do equívoco, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, fez verificações junto à empresa contratada para execução dos serviços.
Foi constatado que se tratava de um problema no display e a velocidade mostrada de fato estava errada, contudo só foram registrados pelo equipamento os veículos que efetivamente transitaram a mais de 50 km, garantiu o DNIT.
Os condutores que passaram pela lombada no dia de ontem (9) não serão multados, ainda segundo o DNIT.
Veja nota na íntegra:
Tendo em vista a circulação nas redes sociais de vídeo indicando indícios de registro equivocado na leitura de velocidade de equipamento de fiscalização eletrônica, popularmente denominado de “pardal”, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, por meio da Superintendência Regional de Alagoas, vem informar que:
1 - Todos os equipamentos em operação no estado de Alagoas estão aferidos pelo INMETRO e possuem certificação;
2 – Eventualmente o equipamento pode apresentar defeito por motivos diversos como queda de energia, alimentação insuficiente, curto circuitos, peças com defeito, entre outros. Isso não significa que o referido equipamento sempre esteve com defeito, tampouco que os demais equipamentos apresentam defeitos;
3 – A empresa contratada constatou que o caso em questão se tratou de um problema no Display de exibição de velocidade, ou seja, a velocidade MOSTRADA estava de fato errada. Entretanto, foram autuados pelo equipamento apenas os veículos que efetivamente transitaram acima da velocidade permitida;
4 – De toda forma, por segurança, a empresa responsável solicitou à central de processamento de dados que suspendesse as autuações até o problema ser solucionado. Logo, nenhum condutor foi autuado no dia 09/03/2017 pelo referido equipamento;
5 – Informamos que o problema foi solucionado pela empresa responsável e que o equipamento está operando adequadamente.
Fonte: TNH1
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308