Estudantes, agricultores e profissionais da área rural participaram, nesta quinta-feira (27), de um dia de campo sobre técnicas para o cultivo da mandioca. Eveneto reuniu mais de 70 pessoas na Escola Técnica de Junqueiro, região do Baixo São Francisco.
O Dia de Campo faz parte da programação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e visa divulgar para os agricultores e técnicos agrícolas da região práticas e tecnologias inovadoras e sustentáveis voltadas ao cultivo de mandioca.
A diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Emater-AL, Joseani Castro, explica que durante o Dia de Campo os técnicos da Emater também são capacitados com relação às tecnologias, para que possam multiplicá-las durante a prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural aos pequenos agricultores do Baixo São Francisco.
De acordo com ela, foram observadas técnicas de diminuição de espaçamento para uso de herbicidas, tratos culturais da mandiocultura, técnicas de plantio e colheita, mecanização e beneficiamento e subprodutos da mandioca.
“A Emater organizou a logística e trouxe os agricultores para um dia de campo, tanto na Escola Técnica quanto no local do plantio. É uma parceria entre Emater e Embrapa e esperamos fazer com que essas tecnologias sejam multiplicadas e cheguem na propriedade do agricultor, por meio da assistência técnica de qualidade”, afirma Joseani Castro.
O Dia de Campo foi ministrado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Tabuleiro Costeiros, Antônio Santiago, e teve como realizadores a Emater-AL, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Embrapa e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308