Diego Moreira Cavalcante é um dos palmeirenses que merece destaque devido aos relevantes trabalhos que vem fazendo como Engenheiro Civil. E, como ele mesmo disse em entrevista concedida por telefone ao Portal de Notícias F5Alagoas, foi sorteado na "mega sena da engenharia", ao ser contratado para Obra de construção do VLT (veiculo leve sobre trilho), que é considerada uma das mais importantes obras das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro -RJ.
Além desta obra, servem também como consagradoras na vida profissional deste palmeirense, a execução de duas grandes obras para Copa do Mundo e das Confederações que foram: o Estádio de Futebol Castelão, em Fortaleza-CE (o primeiro a ser entregue das 12 arenas). E, logo em seguida, a construção do novo Aeroporto de Viracopos em Campinas-SP.
“A Obra do VLT é outro marco para minha experiência profissional onde, além de suma importância para mobilidade urbana do Rio de Janeiro, é um avanço na história do Rio, onde antigamente tinham-se bondes rodando pelo centro e em alguns bairros da cidade. Ao longo dos anos, foram abolidos esses bondes que deram lugares as pontes, viadutos e túneis”, disse Diego.
O engenheiro seguiu explicando que em alguns pontos do Rio, como a Rodrigues Alves, Praça Mauá e Praça XV, esses viadutos estavam sendo tomadas pelos usuários de Drogas. E, com isso, teve avanço da criminalidade, aumento de roubos, entre outros problemas.
Foi quando o atual prefeito do Rio decidiu implodir todo o Viaduto que era conhecido como Perimetral e, em todas essas áreas, implantou o Veículo Leve sobre Trilho (VLT).
“Com ele veios as melhorias de revitalização onde hoje é palco do Boulevard Olímpico. O VLT do Rio realmente é o pioneiro entre os outros estados em colocar em funcionamento e com a vantagem de suas instalações serem todas enterradas. Ou seja, é um sistema APS (ALIMENTAÇÃO PELO SOLO), que é uma forma sustentável, segura e rápida”, esclarece Diego.
Outras Obras
Em 11 anos como Engenheiro Civil, Diego percorreu seis Estados do País: PE, BA, MA, CE, SP e RJ, executando obras industriais como o Centro de distribuição dos Correios-BA; Residenciais (Prédios e Casas); construção e restauro de 55 casarões no Pelourinho-BA. E ainda reforços de fundações no Shopping Nova Lapa, em Salvador.
“É gratificante sentir o reconhecimento das pessoas nessas obras por onde passei. E tive o orgulho de dizer no meio de tantos profissionais gabaritados, de nome, inclusive estrangeiros, que sou de PALMEIRA DOS ÍNDIOS, filho da professora Ana Cristina, que todos conhecem, e Givaldo Justino. Ambos que admiro e amo assim como meus filhos, Victor e Victória”, finaliza agradecendo.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308