A Escola de Ensino Fundamental Coronel Pedro Suruagy, em Arapiraca, vestiu literalmente a camisa da Metodologia Liga Pela Paz na quarta-feira (7), dia de desfilar pelas ruas da cidade em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil.
A metodologia é uma aposta da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com a prefeitura da cidade e com a organização Inteligência Relacional, na Cultura de Paz como resposta aos índices negativos de aprendizagem e à violência presente nas salas de aula e para além de seus muros.
Ao todo, 100 alunos da Escola Pedro Suruagy desfilaram. Dentre eles, 20 crianças do 3º, 4º e 5º ano da escola marcharam vestindo a camisa com os personagens da Liga Pela Paz. Além disso, dois alunos à frente seguraram a bandeira da metodologia.
“O programa de Educação Emocional e Social melhorou muito nesses 7 meses de implantação a relação entre professor-aluno e aluno-aluno. Dentre os projetos que a escola vem trabalhando, este ano escolhemos a Metodologia Liga Pela Paz, porque é o que mais tem se destacado e apresentado resultados positivos, a curto prazo”, afirmou o coordenador da Escola Coronel Pedro Suruagy, Alessandro Pastore da Silva.
As datas cívicas, para o professor João Roberto de Araújo, criador da Metodologia Liga Pela Paz, remetem ao ensino da história nas escolas. Para ele, há dois lados nessa questão:
“A história não pode ser reduzida a nome de pessoas e datas a serem decoradas. É importante apresentá-la de forma interdisciplinar, aproximando ao máximo da complexidade dos fatos, de todas as dimensões sociológicas, psicossociais, socioeconômicas que naquele contexto participaram do processo e construíram os fatos históricos que, em larga escala, também são versões que agregam subjetividade e interesses do historiador”, disse João Roberto.
A Metodologia Liga pela Paz foi implantada, há sete meses, em 57 escolas municipais de Arapiraca e já vem beneficiando mais de 20 mil alunos e 800 professores.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308