Abertos oficialmente na noite de quarta-feira (14), os Jogos Indígenas Xucuru Cariri prosseguiram nesta quinta-feira (15), com várias atividades, como disputas de peteca, cabo de força e uma roda de conversa sobre a importância da presença do índio na universidade, mediada por três integrantes da tribo Xucuru Kariri e alunas da Universidade de Brasília (UnB).
"Os jogos são, acima de tudo, uma grande celebração entre os povos indígenas de Alagoas", afirma a coordenadora do evento, Graciliana Wakanã.
Segundo Claudia Petuba, secretária do Esporte, Lazer e Juventude, os jogos começaram a ser pensado há meses. "Firmamos o compromisso com a comissão organizadora quando, em 2015, a enviamos para acompanhar os Jogos Indígenas Mundiais, em Palmas, no Tocantins, e trazer esta experiência para nosso Estado”, disse a secretária.
Com a apoio do Governo de Alagoas, até esta sexta-feira (16), cerca de trezentos índios de oito etnias participam dos jogos, na aldeia Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308