Quem passa pela AL-101 Norte consegue ver as obras do Governo do Estado para melhorar o fluxo de veículos na rodovia estadual e aumentar a segurança no trânsito. Porém, poucos sabem que esse trabalho também está mudando a vida de dezenas de custodiados. Isso porque a madeira descartada nas obras está sendo doada para as oficinas da Fábrica de Esperança da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Somente neste mês, 14 m³ de madeiras foram doados pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) para a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inserção Social (Seris). Três caminhões da frota da Seris vão periodicamente ao canteiro de obras da AL-101 Norte para recolher o material que é reutilizado nas oficinas de tornearia em madeira e marcenaria artesanal e mais tarde transformado em tábuas de madeira, pilão, peças de gamão e xadrez, dentre outros.
A gerente de Educação, Produção e Laborterapia, Andréa Rodrigues, afirma que a parceria com instituições públicas e privadas é fundamental para manter as atividades no sistema penitenciário e profissionalizar os apenados.
“Entramos em contato com a Setrand e, prontamente, fomos atendidos. Essa atitude contribui com o desenvolvimento das potencialidades dos reeducandos através da arte e criatividade”, concluiu Andréa Rodrigues.
Aqueles que desejam contribuir com o processo de ressocialização da Seris doando madeiras, tecidos e materiais recicláveis para a Fábrica da Esperança, podem agendar os dias e horários das doações através do número: (82) 3315-1090 ou (82) 3315-1757.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308