Apesar da vegetação verde, os municípios do Agreste e Sertão estão sofrendo com a mesma estiagem que prejudicou os pastos durante o verão. A diferença é que neste período do ano a chuva não é suficiente para encher os reservatórios para consumo da população e dos animais. Esse fenômeno é chamado de “seca verde”.
O decreto de situação de emergência, que mantinha os municípios na operação Água é Vida da Defesa Civil Estadual, perdeu a vigência em junho. A operação, que atualmente está suspensa, distribuía 200 caminhões pipas para diversas comunidades. Hoje, 40 municípios alagoanos aguardam a homologação dos novos decretos para a retomada da operação e da distribuição da água.
A estimativa do secretário geral da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Jorge Dantas, é que o processo todo acabe dentro de 60 dias e os municípios voltem a ser abastecidos. “Com o apoio da AMA, os municípios fizeram um levantamento do impacto que a estiagem traz para a região e encaminharam para a Defesa Civil Estadual. Agora, precisamos que o Estado homologue os decretos de emergência e envie para o governo federal. Precisamos de agilidade nessa burocracia”, afirmou.
Além da operação “Água é Vida” do Governo de Alagoas, o Exército Brasileiro distribui 165 caminhões pipas em 37 municípios e as próprias prefeituras contratam caminhões pipas, que ainda assim são insuficientes para abastecer toda população.
A AMA entende que uma verba específica destinada para os municípios afetados por esses fenômenos climáticos poderá amenizar o sofrimento de muitas prefeituras, que além da seca verde sofrem com o agravamento da crise que comprime o orçamento municipal.
Os 40 municípios que aguardam o decreto de emergência são:
1. Arapiraca
2. Água Branca
3. Belo Monte
4. Batalha
5. Carneiros
6. Cacimbinhas
7. Canapi
8. Coité Do Noia
9. Craibas
10. Delmiro Gouveia
11. Dois Riachos
12. Estrela De Alagoas
13. Girau Do Ponciano
14. Igaci
15. Igreja Nova
16. Inhapi
17. Jacaré Dos Homens
18. Jaramataia
19. Lagoa Da Canoa
20. Major Isidoro
21. Maravilha
22. Mata Grande
23. Minador Do Negrão
24. Monteiropolis
25. Olho Dágua Das Flores
26. Olho Dágua Do Casado
27. Olivença
28. Ouro Branco
29. Palmeira Dos Indios
30. Pão De Açucar
31. Pariconha
32. Piranhas
33. Poço Das Trincheiras
34. Palestina
35. Quebrangulo
36. Santana Do Ipanema
37. São Bras
38. São José Da Tapera
39. Senador Rui Palmeira
40. Traipú
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308