Os novos pardais eletrônicos que foram instalados em diversos pontos de Maceió já começam a funcionar a partir deste sábado, 30. Ao total, foram colocados treze novos equipamentos visando diminuir o número de acidentes na Capital.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt) confirmou a informação no final de julho. Serão 23 pardais ao total que contabilizam os limites de velocidade entre 40 km/h, 50 km/h e 60 km/h. Durante este período, os equipamentos passaram por avaliações de testes e não apresentaram nenhum problema.
Confira os novos trechos:
– Avenida Menino Marcelo (cruzamentos com os conjuntos José Tenório e Henrique Equelman)
Velocidade máxima: 60 km/h (nos dois sentidos de direção)
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre;
– Avenida Rotary (em frente ao Condomínio Recanto da Rotary)
Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica nos dois sentidos de direção);
– Avenida Josefa de Melo (próximo ao Parque Shopping Maceió)
Velocidade máxima: 60 km/h;
– Avenida Muniz Falcão (em frente à FAT)
Velocidade máxima: 60 km/h
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre;
– Avenida Assis Chateaubriand (entre as residências de n° 190 e 265/próximo ao emissário submarino)
Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica nos dois sentidos de direção);
– Avenida Assis Chateaubriand (na entrada do Pontal da Barra)
Velocidade máxima: 60 km/h
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre;
– Avenida Silvio Vianna (entre as barracas Lopana e Kanoa)
Velocidade máxima: 50 km/h;
– Rua Empresarial Jorge Montenegro Barros (em frente à Casa Dom Bosco)
Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica nos dois sentidos);
– Avenida Durval de Góes Monteiro (em frente à Dona Valmira)
Velocidade máxima: 60 km/h (sentido Tabuleiro);
– Avenida Governador Afrânio Lages (próximo ao Residencial Vale do Sol)
Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica sentido Mercado);
– Rua do Comércio (faixa exclusiva para ônibus);
– Rua do Imperador (cruzamento com a Rua Barão de Atalaia, Centro)
Velocidade máxima: 40 km/h
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre;
– Rua Barão de Atalaia (cruzamento com a Rua do Imperador)
Velocidade máxima: 40 km/h
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre;
– Rua Melo Moraes (cruzamento com a Rua do Sol)
Velocidade máxima: 40 km/h
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre;
– Rua do Sol (cruzamento com a Rua Melo Moraes)
Velocidade máxima: 40 km/h
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre.
Veja os pontos onde já funciona a fiscalização eletrônica:
Velocidade máxima permitida de 60 km/h :
– Avenida Governador Afrânio Lages (próximo ao acesso do Buganvillia)
– Avenida Durval de Góes Monteiro (em frente à Ultragaz e à M. Dias Branco)
– Avenida Menino Marcelo (próximo ao Animakids e ao Residencial Tabuleiro).
Fiscalização eletrônica com velocidade máxima de 60 km/h: (atenção também para o avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres):
– Cruzamento da Avenida Fernandes Lima com a Avenida Rotary
– Avenida Fernandes Lima com a Rua Abelardo Pontes Lima (próximo ao Hiper Bompreço)
– Avenida Fernandes Lima com as Ruas Desembargador Tenório e Professor Guedes de Miranda (próximo à Casa das Carnes)
– Avenida Durval de Góes Monteiro até a Avenida Senador Galba Novaes de Castro (próximo ao supermercado Makro Atacadista).
Velocidade máxima permitida de 50 km
– Cruzamento da Av. Álvaro Otacílio com a Rua Eng. Mário de Gusmão
Todos os equipamentos foram sinalizados, com placas a 200 e 100 metros de distância antes da fiscalização de velocidade.
Diminuição de acidentes
No fim de agosto, a SMTT divulgou um levantamento que revelou a diminuição de 53% no número de acidentes de trânsito nos locais onde há a fiscalização eletrônica no primeiro semestre deste ano em comparação mesmo período de 2016.
Foram 143 acidentes registrados em avenidas de grande movimento no período de janeiro a junho deste ano, e 309 no mesmo período de 2016 nos mesmos locais onde na época não funcionava a fiscalização eletrônica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do estudo global publicado mundialmente e intitulado “Gestão da Velocidade: Um Manual de Segurança Viária para Gestores e Profissionais da Área”, desde 2008 recomenda o uso de dispositivos eletrônicos para aumentar a segurança viária e reduzir acidentes.
O mesmo estudo – referência para a construção de políticas e ações no trânsito em mais de 190 países – reforça a importância da fiscalização eletrônica para a mudança de comportamento dos condutores e para mais segurança no trânsito.
Fonte:Cada Minuto
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308