20/12/2018 15:52:56
Cidades
Prédio mais antigo do estado completa 60 anos e ganha reforma de revitalização
FOTO: TATIANNE BRANDÃO

O prédio mais antigo de Alagoas está completando 60 anos. O Edifício Brêda, localizando no centro da cidade, passou por uma reforma e revitalização da fachada que foi inaugurada nesta quinta-feira (20). O custo total da obra foi de aproximadamente R$ 480 mil, pago pelos proprietários através das taxas cobradas aos condôminos.

 

A reforma contou com a reforma de fachada predial arquitetônica, tais como assentamento e a reposição de pastilhas, a recuperação estrutural, tratamento de trincas, pintura e texturização e hidrojateamento.

 

O síndico do prédio, Jadeilton Frazão, ressalta a importância histórica do primeiro edifício com mais de dez pavimentos de Alagoas.

 

"A administração do edifício Brêda teve como compromisso fazer a revitalização e a recuperação da fachada, tendo em vista o elevado grau cultural que este edifício representa para o nosso estado, já que ele foi feito em uma época que serviu de modelo que representava o ápice da época. Por ter mais de 58 anos de idade, havia a necessidade maior de uma revitalização", disse.

 

Ele lembra que, quando assumiu a administração do prédio há cinco anos, o prédio estava abandonado e afirmou que a reforma não contou com recursos do poder público.

 

"A gente se mobilizou, tentamos sensibilizar todos os condôminos e usuários do prédio e conseguimos, após um amplo debate, fazer com que houvesse essa consciência e esse marco está sendo concluído hoje, com o reconhecimento dos condôminos e usuários de que a gente precisa preservar a cultura do nosso estado" conta.

 

A história

 

O Edifício Brêda foi projetado e construído em 1958 quando a cidade iniciava sua vida modernista. A construtora projetou o edifício em estilo moderno, tendo um formato de "V". Foi a primeira obra arquitetônica de porte em Alagoas com 10 andares. Nos últimos anos o prédio se encontrava abandonado, com sua estrutura deteriorada e degradada e oferecendo riscos à população. O Edifício Brêda já abrigou diversos órgãos público como o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, quando em 1947 adquiriu uma sala ainda na planta. De lá pra cá, coleciona histórias, sendo símbolo do progresso e beleza arquitetônica que presenteia o centro de Maceió.

 

 


Fonte: radiogazetaweb

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.