19/06/2017 15:34:05
Cidades
Prefeito diz que novas medidas irão melhorar atendimento na UPA
Júlio Cezar reuniu equipe da UPA e pediu engajamento para solucionar problemas vivenciados na Unidade de Pronto Atendimento em Palmeira dos Índios
Roberta Sampaio

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, (PSB) tomou duas medidas emergenciais na manhã desta segunda-feira (19), com relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A primeira foi enviar a secretária de saúde – Kátia Born para a Unidade, onde a mesma deverá acompanhar diretamente o atendimento e buscar soluções para as reclamações feitas pela população palmeirense. A outra medida foi se reunir com a equipe de funcionários da UPA para pedir o empenho e a humanização de todos. Com isso, Júlio Cezar informou que serão aguardadas as próximas 72 horas onde a equipe irá analisar os relatórios e, ao serem constatados os problemas, as mudanças necessárias serão feitas.

 

 


“A população está gritando de dor. Estou aqui para chamá-los à responsabilidade. Nós vamos dar a assistência necessária e a situação vai ter que mudar. Caso contrário, seremos obrigados a tomar providências que não queremos e mudar a equipe na UPA. Sinceramente, essa não é a minha vontade, mas quando o time não está ganhando precisamos fazer algumas mudanças, e elas já aconteceram quando o povo escolheu um novo prefeito. Mas, este time da UPA está perdendo muito e perdendo feio”, advertiu o prefeito.

 


Júlio informou que estaria indo à Brasília ainda nesta segunda receber um recurso extra destinado ao município de Palmeira dos Índios, mas, antes disso, reuniu todos os funcionários da UPA e disse: “Quero pedir o esforço de todos. Sei cada um já faz a sua parte, só que precisa melhorar, pois quem paga o salário de vocês não é a prefeitura e sim o povo que contribuí por meio de seus impostos. Vivemos numa região onde é alto o índice do desemprego e ninguém é insubstituível, enquanto um não se esforça para manter o seu emprego existem milhares aguardando uma única oportunidade”, destaca.

 

 


Ainda durante a conversa o prefeito fez questão de destacar que “Não tenho interesse em perseguir ninguém. Colocamos os salários em dias. O dinheiro assim que entra já repassamos à UPA. Estou chamando vocês para trabalharem comigo, me ajudem, esqueçam qualquer diferença política e vamos cuidar da saúde das pessoas”.

 

 


As críticas

 

 


Júlio Cezar disse que recebe as críticas da população como um desabafo daqueles que sentem a necessidade de serem atendidos, porém, não irá admitir que adversários políticos usem a situação para se promoverem ou querer usar a morte e doença de pessoas como troféus para atingir a sua administração.

 

 


“As gestões passadas tiveram suas chances para resolver o problema, mas não resolveram. Não foi o meu governo que fechou o hospital de Palmeira e a UPA. Muito pelo contrário, foi no meu governo que reabrimos a UPA e não vamos deixar ela fechar, iremos resolver o problema o quanto antes para que a população não sofra mais”, disse Júlio Cezar.

 

 


A mudança

 

 


A secretária Kátia Born justifica a ida do gabinete da saúde para UPA afirmando que o foco é a Unidade de Pronto Atendimento já que é lá que o paciente procura nos casos de urgência, e esse atendimento tem que ser o mais eficiente possível. Ainda em sua fala a secretária disse que, caso haja a necessidade de contratação de mais profissionais, o município irá em busca da ajuda dos governos estadual e federal.

 

 


Kátia informou também que esteve reunida, junto com o prefeito Júlio Cezar, com o governador Renan Filho e mostrou as necessidades na saúde de Palmeira dos Índios.

 


“Oferecer uma saúde de qualidade para a população não é fácil, mas também não é impossível, e o nosso papel aqui em Palmeira é trazer essa melhoria. É preciso que as pessoas confiem no Júlio, porque ele está determinado. Não sabemos ainda se houveram falhas nos atendimentos nos casos do Fábio e do Kennedy, mas seremos informados pois, estamos com a Dr. Jucelina, Dr. Klenaldo e Dr. Marcondes para concluirmos o relatório e encontrarmos as respostas. Caso haja confirmação de algum erro médico ou negligência no atendimento, nós vamos entrar com processo no Conselho Regional de Medicina” sentencia.

 

 


Repasses

 

 


A UPA recebe o repasse no valor de 600 mil reais, sendo deste valor 150 mil feito pelo município de Palmeira dos Índios, 150 mil do Estado de Alagoas e 300 mil do governo Federal. De acordo com a repsonsável pela UPA - Leiliane - a prefeitura está em dias com os pagamentos e inclusive o valor referênte ao mês de junho já está em na conta para ser pago aos funcionários.

 


"Queremos agradecer ao prefeito o compromisso mantido e cumprido com relação aos pagamentos. Mas, além dessa questão financeira, quero agradecer a oportunidade de mostrarmos realmente como as coisas funcionam aqui na UPA. A auditoria vai nos ajudar a esclarecer realmente as coisas. Não devemos apenas criticar pelo o que ouvimos dizer ou pelo que se publica em redes sociais. Iremos corrigir os erros cometidos e, ainda bem que teremos também a oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho", disse a responsável pela gerência da Unidade.

 

 

A determinação do prefeito é que a secretária permaneça despachando do gabinete provisório instalado em uma sala na UPA até que sejam encontradas soluções para os problemas, detectadas as carências, falhas e faltas que existam na UPA de Palmeira dos Índios, sejam elas físicas ou humanas.

 

 


“Os casos de Fábio e Kenedy foram divulgados, mas existem muitas outras pessoas anônimas que morreram e seus familiares choraram silenciosamente. Pessoas que não tiveram a coragem que as famílias deles tiveram de denunciar e levar ao conhecimento por meio das redes sociais, que é hoje uma arma que todo mundo tem nas mãos. Eu sou passageiro na prefeitura, os profissionais vieram da outra gestão, ficarão na minha e permanecerão por tantas outras, mas todos serão profissionais da saúde por toda vida”, finalizou o prefeito de Palmeira dos Índios – Júlio Cezar.

 

 

 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2025. Todos os direitos reservados.