O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, esteve em Arapiraca, nesta segunda-feira (8), para participar de uma reunião de apresentação dos resultados do processo de acompanhamento pedagógico, tanto a distância como presencial, da Metodologia Liga Pela Paz, implantada neste primeiro semestre de 2016 nas escolas arapiraquenses.
No início de julho, uma equipe de consultores pedagógicos da Inteligência Relacional, organização parceira da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Prefeitura de Arapiraca no Programa de Educação Emocional e Social, esteve na cidade com o objetivo de visitar as 57 escolas beneficiadas com a metodologia.
“Arapiraca, a partir da prefeita Célia Rocha, tem um olhar muito especial ao perceber a importância da Educação Emocional e Social como estratégia colaborativa para o desenvolvimento da educação, como também para a prevenção da violência”, elogiou o titular da Seprev, Jardel Aderico.
Para Jardel Aderico, “o Governo de Alagoas vem construindo estratégias estruturais e organizadas para que possamos enxergar políticas públicas de prevenção à violência e não meramente políticas aventureiras ou emergenciais”.
E aproveitou para reiterar sua ativa atuação no processo de implantação: “Faço questão de estar presente para acompanhar as dificuldades e os desafios, porque isso serve para a lógica de gestão da Seprev e porque já se avizinha o início dos trabalhos com as mais de 8 mil famílias. A qualidade da equipe de educação arapiraquense tem nos habilitado a desenvolver esse trabalho com perfeição. A capacidade crítica e construtiva da equipe é formidável para que possamos fazer os ajustes necessários e entregar os melhores resultados”.
O relatório sobre os seis meses de implantação do programa foi apresentado pela orientadora executiva da Inteligência Relacional, Cássia Evangelista, que destacou, ponto a ponto, todas as conquistas, os desafios e as oportunidades de melhoria identificados no decorrer do desenvolvimento das aulas de Cultura de Paz e Não Violência. O dia a dia dos trabalhos é acompanhado pelo Centro de Acompanhamento de Parceiros (CAP) e pela plataforma de educação a distância, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ambas ferramentas disponibilizadas pela metodologia.
“Apesar do curto espaço de tempo, os resultados são significativos. Os professores já identificam oportunidades efetivas de transformação socioemocional nessa relação de trabalho conjunto entre Seprev, Prefeitura Municipal e Inteligência Relacional”, afirmou Cássia Evangelista.
Dentre os destaques foram pontuados a motivação da maioria dos educadores, a criatividade da comunidade escolar na aplicação da metodologia, o acesso de todas as escolas ao AVA, o contato perene da Inteligência Relacional com as escolas, e, principalmente, a satisfação dos estudantes beneficiados.
Das 57 escolas que implantaram a metodologia, apenas seis, que estavam passando por reforma, não receberam as visitas das equipes técnicas para elaboração do relatório.
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