12/10/2016 09:30:58
Cidades
Projeto Leitura e Escrita estimula criatividade de estudantes do Agreste
O evento, prestigiado pelo secretário Luciano Barbosa, contou com a participação das 30 escolas da regional
Foto: Valdir RochaO regionalismo e as tradições nordestinas estiveram presentes em diversas apresentações
Agência Alagoas

Nesta terça-feira (11) estudantes das 30 escolas que compõem a 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) estiveram em Arapiraca para apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto Leitura e Escrita da regional. O evento, que foi prestigiado pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação Luciano Barbosa, foi realizado no ginásio da Escola Pedro Reis e teve como marca a criatividade, a beleza e a descontração.



Barbosa, que fez questão de acompanhar as apresentações dos estudantes, elogiou a qualidade dos trabalhos. “Os trabalhos estão belíssimos, temos muitos talentos na rede pública e que muito nos orgulham. A escola pública tem bons alunos e os bons alunos estão aqui”, afirmou Barbosa.



A gerente interina da 5ª Gere, Luzia da Conceição, conta que os projetos de leitura e escrita foram desenvolvidos no decorrer dos últimos meses e trouxeram benefícios que vão além das apresentações do evento. “Nossas técnicas Égide, Leona e Edilma percorreram todas as escolas apresentando o projeto e cada uma desenvolveu as ações ao seu modo. Percebemos que estas ações tiveram um efeito positivo no ensino aprendizagem das escolas, pois o domínio da Língua Portuguesa também repercute em outras disciplinas, visto que todas demandam capacidade de interpretação” destacou.



Criatividade – Criatividade, beleza e descontração marcaram as apresentações das escolas, que arrancaram aplausos do público presente. A Escola Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, fez uma divertida paródia de Romeu e Julieta, onde a história do amor proibido entre os jovens Montecchio e Capuleto se misturou aos zumbis de “Thriller”, clássico de Michael Jackson.



Já a Escola Santos Ferraz, de Taquarana, levou ao palco a ópera de Mozart. “A Flauta Mágica”, unindo encenação dramática e apresentação musical. O regionalismo e as tradições nordestinas estiveram presentes em diversas apresentações, dentre as quais, as da Escola Nossa Senhora da Conceição, de Craíbas. A Escola Enoque Barros, de Girau do Ponciano também inovou na sua encenação teatral de “Vidas Secas”, trazendo para o evento uma “atriz canina”, para interpretar a personagem Baleia.



Melhor IDEB do Ensino Fundamental II na rede estadual de Arapiraca, a Escola Adriano Jorge apresentou um cordel com versos compostos pelos alunos do 6º ano. Os estudantes também fizeram uma compilação com textos de sua autoria e entregaram uma cópia ao secretário Luciano Barbosa que recebeu a obra das mãos do aluno Kauann Henrique.



Benefícios – Os gestores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas envolvidas são unânimes ao mencionar os benefícios do Projeto Leitura e Escrita. “Quando os alunos vivenciam estas experiências, progridem muito em sua aprendizagem. No nosso caso, por exemplo, eles fizeram um estudo aprofundado sobre a ópera, uma manifestação artística que une canto, dança e teatro”, contou o diretor Igor Rozza.



A coordenadora pedagógica Quitéria César, da Escola Enoque de Barros, diz que o envolvimento dos alunos do 3ª série do Ensino Médio foi intenso. “No decorrer deste ano, trabalhamos diversas obras literárias, desde ‘O Pequeno Príncipe’ até ‘Dom Casmurro’. Percebemos que,quando eles se envolvem com estes projetos, eles desenvolvem um interesse maior pela leitura”, destaca.

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