A cidade de Rio Largo ganhou novo Fórum, nesta quinta-feira (14). O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Ney Alcântara, participou da inauguração do prédio, que recebeu o nome do seu pai, Neyder Alcântara de Oliveira.
“Estou duplamente feliz, primeiro porque o Fórum está atendendo a população de Rio Largo com uma bela obra, e em segundo lugar por estar homenageando um dos juízes mais antigos do estado de Alagoas, que é meu pai. É uma merecida homenagem”, comentou Ney Alcântara.
O magistrado lembrou da sua infância, da época em que seu pai trabalhava na comarca de Rio Largo. “Recordo-me de quando era criança e meu pai já atuava aqui em Rio Largo. Ele me trazia para a comarca e eu circulava pelo fórum. Certamente, naquela época, o gosto pela magistratura já estava se formando no meu subconsciente”, lembrou.
O homenageado, que também já foi presidente da Almagis, falou da emoção de ter seu nome em um Fórum do Estado. “Eu não esperava uma coisa dessa. Meu tempo de magistratura já se vai longe. Eu estou feliz com a homenagem e transfiro isso para meus colegas, que estão no momento exercendo a função”, destacou Neyder Alcântara.
Homenageado - Neyder Alcântara de Oliveira
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, destacou a ampla estrutura da unidade judiciária e o caráter moderno das instalações.
“Hoje é um dia muito feliz. Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos entregar o Fórum para a população de Rio Largo. Lembro que, assim que assumi como presidente do TJ/AL, recebei os juízes que atuam nessa comarca, que falaram justamente da necessidade de um novo Fórum, com mais capacidade de atender as necessidades da população. E hoje estamos aqui entregando esse novo prédio”.
O prédio tem uma área total de mais de 2 mil m², e está localizado na rodovia AL 210, no Conjunto Bandeirante. Com infraestrutura moderna, o local tem plena acessibilidade para deficientes, estacionamento, salas para Ministério Público, advogados, Defensoria Pública, salão do Tribunal do Júri, tudo em conformidade com as recomendações do Conselho Nacional de Justiça. O espaço, que também conta com gerador, atende a 3 Varas e 1 Juizado.
Para o juiz Alexandre Machado, titular da 2ª Vara Cível da Comarca e diretor do Fórum, a estrutura moderna proporciona mais conforto a servidores, magistrados e principalmente para os jurisdicionados. “A prestação jurisdicional está intimamente ligada a estrutura física com que magistrados e servidores contam para o desempenho de suas atividades cotidianas”.
O governador de Alagoas, Renan Filho, também compareceu ao evento e destacou a importância de uma unidade judiciária moderna para atender a sociedade”. “A chegada desse Fórum vai trazer mais Justiça para o povo daqui, o que é muito importante para o convívio harmônico da sociedade”.
Ney Alcântara - Presidente da ALMAGIS
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308