A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) realizou ontem (26) uma trilha ecológica na Fazenda Santa Terezinha, no povoado Amaro, na Serra do Goiti, que contou com a participação de com 30 crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Casa Viva. A ação, que faz parte de uma série de atividades que tem sido realizada pela Secretaria ao longo da semana, contou com a presença de Elizângela Feitosa (Zanza) integrante do movimento Trilha na Terra do Índio, que na ocasião falou sobre o projeto, e de técnicos que realizaram aulas práticas sobre preservação ambiental.
A bióloga Caroline Pereira falou sobre o bioma mata Atlântica, o rio São Francisco e a necessidade da preservação do meio ambiente. A Professora de educação física Vanessa, destacou a importância desta atividade para a saúde das pessoas e do ambiente. O técnico da Semarhpi Luís André, explicou sobre arborização e reflorestamento e realizou plantio de mudas nativas com a participação de todos. Durante o percurso foram recolhidos os lixos encontrados e fixada uma placa informativa sobre não descartar lixo no local.
Além disso, todos abraçaram uma árvore centenária, oraram juntos e terminar o passeio com um banho de bica. "Este tipo de ação é muito importante, especial e necessária para as crianças e adolescentes em situação de risco. Esta atividade, além de conscientizar, promove a qualidade de vida, o convívio grupal dos jovens e momentos junto à natureza", disse a secretária da Semarhpi Anna Luísa França.
Amanhã, as atividades continuam às 9h, na sede do projeto Casa Viva, com uma gincana ecológica.
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308