De Murici – As ações do Projeto Primeira Infância tiveram sequência nesta terça-feira (11), quando a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) promoveu mais uma capacitação voltada para a saúde da criança, puericultura e práticas ampliadas. O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura de Murici, foi destinado aos técnicos das áreas da saúde, educação e assistência social do município.
Durante este quarto treinamento feito pela Sesau, médicos e enfermeiros das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município foram capacitados. O treinamento focou a importância dos atendimentos e cuidados que esses profissionais devem adotar na Atenção à Saúde da mulher e da criança, em especial nos primeiros cinco dias de vida do bebê.
Syrmane Frazão Torres, pediatra da Sesau, falou para os 37 profissionais presentes na palestra sobre as estratégias que devem ser adotadas nos primeiros cinco dias de vida da criança. Isso porque, este período é muito especial e de maior vulnerabilidade na vida da mãe e das crianças, sendo determinante para o futuro desses bebês.
“Nós precisamos chegar junto dessas famílias que, por algum motivo, não retornaram para a unidade de saúde. É preciso que os agentes comunitários de saúde visitem essas casas e encaminhem as crianças para a UBS. Na capacitação também orientamos médicos e enfermeiros para o preenchimento correto do cartão da criança, contendo os exames realizados e os testes do olhinho, coraçãozinho e do pezinho”, enfatizou a medica da Sesau.
De acordo com Lucineide Paulo, supervisora de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, o Programa Primeira Infância veio para fortalecer as atividades desenvolvidas dentro da atenção básica da cidade de Murici. “O projeto piloto da primeira infância, teve como base a o município de Murici, visando aprimorar as ações que já existem no município desde os cuidados com a gestante, incentivando a realização das consultas de pré-natal e o acompanhar o desenvolvimento dessas crianças até completarem os 6 anos de vida”, destacou a supervisora.
Nova capacitação - A próxima capacitação será realizada no dia 20 de outubro para os profissionais da saúde, assistência social, educação, além dos agentes comunitários de saúde. Dessa vez o treinamento terá como foco os cuidados na saúde da gestante, abordando temas como: a caderneta da gestante, as vacinas que devem ser administradas durante a gravidez e a importância das consultas do pré-natal.
Projeto Primeira Infância - O Projeto Primeira Infância é uma iniciativa intersetorial que reúne as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e Educação (Seduc), sob a coordenação estratégica da primeira-dama Renata Calheiros.
O município de Murici foi escolhido para sediar o projeto piloto por diversos fatores entre eles sua proximidade com a capital alagoana, a existência de creches e hospital e carência em capacitação e treinamento voltados à primeira infância.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308