A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió fez a vistoria de veículos da empresa responsável por operar o lote 400 do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). O objetivo é garantir que o serviço prestado à população seja o mais confortável e seguro possível, respeitando as prerrogativas do edital de licitação do transporte coletivo lançado em 2015.
Dentre os pontos averiguados pela equipe de vistoria destacam-se a verificação da situação dos veículos com relação aos equipamentos, como bancos, pneus, extintores e instrumentos de acessibilidade. “Veículos com mais de cinco anos passam por vistoria semestralmente e os com menos de cinco anos anualmente. Lembrando que o edital estabeleceu que a idade média máxima da frota fosse de cinco anos”, explicou o agente de fiscalização de transportes da SMTT, Fernando Galdino.
Veículos que apresentem defeitos nos equipamentos durante a vistoria podem receber diferentes penalidades a depender da gravidade e do impacto do problema sobre a segurança viária e o serviço ofertado aos usuários. Questões como bancos rasgados resultam em notificação para solução em até 15 dias, enquanto para-brisas com pequenos defeitos devem ser trocados imediatamente.
“Se forem detectados problemas nas rodas ou defeitos que comprometam a segurança das viagens, o veículo é retido na garagem até que tudo seja resolvido e haja uma nova vistoria”, detalhou Galdino.
Ascom SMTT
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308