Técnicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia foram capacitados pela equipe do Programa Estadual de Telemedicina para atender vítimas de infarto. O treinamento ocorreu nesta sexta-feira (5), no município sertanejo e foi promovido pela equipe do Hospital do Coração de Alagoas (HCor/AL).
Criado em abril deste ano, o Programa Estadual de Telemedicina foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para agilizar o atendimento a vítimas de infarto agudo do miocárdio.
Por meio do serviço, qualquer paciente que chegar à unidade com suspeita de infarto, será atendido e submetido a um eletrocardiograma, cujo resultado será transmitido via internet para o HCor/AL, que irá informar qual o procedimento deve a ser adotado.
“Na UPA de Delmiro Gouveia, o paciente é submetido a um eletrocardiograma para diagnosticar a possibilidade de infarto e começar as primeiras etapas do tratamento, com administração de medicamentos. Depois que o paciente for estabilizado, ele é encaminhado para o HGE (Hospital Geral do Estado), onde os procedimentos necessários terão sequência, como por exemplo, a realização de um cateterismo”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
A gestora da saúde estadual enfatizou, ainda, que esse programa tem trazido grandes benefícios para a saúde do alagoanos. “Com o Telemedicina temos condições de levar mais qualidade no atendimento para a população do interior, que vive distante da capital, além de dar mais celeridade no diagnóstico, que é o grande segredo para o tratamento de pacientes infartados. Isso porque, quanto mais rápido for identificada a gravidade do problema, maiores são as chances de salvar essa vida”, afirmou Wyszomirska.
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