O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), está investindo na cadeia produtiva do leite, por saber da importância em fortalecer os pequenos produtores que dela tiram seu sustento.
Entre os dias 25 e 27 de agosto, nos municípios de Major Isidoro e Traipu foram realizados dois torneios de leite com a finalidade de premiar os melhores animais lactantes, a comercialização, além de confirmar o apoio às famílias beneficiadas com as vacas inseminadas.
De acordo com o zootecnista e supervisor de políticas agropecuárias da Seagri, Luiz Gustavo Miranda, o Governo está investindo nas vacas e novilhas do pequeno produtor familiar, viabilizando sêmen de raças de touro com aptidão leiteira.
“Somente nesses dois municípios vamos beneficiar mais de 80 famílias de produtores familiares e cerca de 60 animais estão tendo assistência técnica e recendo sêmen. Premiamos também com um kit de ordenha, as três vacas que produziram mais leite durante os dias do evento,” explicou o zootecnista.
Foram distribuídos três kits de ordenha com seringa descartável; escova, recipientes, mangueira e baldes para higienização do animal; caneca para teste de mastite; baldes de 10 e 50 mililitros para armazenar o leite e peneira para coá-lo.
Além da Seagri e municípios envolvidos, a Cooperativa de Produtores de Leite de Alagoas (CPLA) e as Associações dos Produtores de Leite dos povoados Bom Caradá (Traipu) e Capelinha (Major Isidoro) também promoveram o evento.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308