Antes das 7h da manhã desta terça-feira (14), novas filas se formavam em sedes da Receita Federal de diferentes regiões do Rio de Janeiro para regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), condição para receber o auxilio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do coronavírus.
Às 6h50, pessoas aguardavam ao longo da calçada da agência em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, que só abre as portas às 10h.
No mesmo horário, em Madureira, na Zona Norte, pessoas deitavam na calçada para aguardar o atendimento na Receita Federal. Outras levaram caixotes para sentar enquanto a fila seguia até dobrar a esquina da rua.
Na Região Metropolitana do Rio, os primeiros da fila em São Gonçalo chegaram às 18h de segunda-feira (13) para garantir atendimento no dia seguinte. Na porta da agência, um papel avisava que as senhas para esta terça-feira (14) já estavam esgotadas.
A situação vem se repetindo nos últimos dias em função do pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial, entregue nesta terça (14) a quem está no Cadastro Único, não recebe Bolsa Família e não tem conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal.
Na segunda-feira (13), muitas pessoas se aglomeraram na porta da Receita Federal de Campo Grande, na Zona Oeste, depois de filas durante toda a manhã. Na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, e na Zona Norte, em Madureira, o mesmo panorama se repetia.
Nas filas, as principais reclamações eram de pessoas que não conseguiram solicitar ou finalizar o atendimento pela internet. Outros casos eram de pessoas que nunca chegaram a ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Segundo o superintendente regional da Receita Federal, Flávio José Passos Coelho, só é preciso comparecer às agências quem foi solicitado ou que não pode resolver a situação pela internet.
'Muitas vezes, a pessoa foi ao aplicativo ou site da Caixa e encontrou dificuldade para se cadastrar. A pessoa precisa tentar novamente e verificar o que está acontecendo. Às vezes, a pessoa não tem o nome da mãe no documento e não sabe o que fazer. Nesse caso, ela pode conseguir esse atendimento por meio da caixa corporativa, o e-mail', explica.
Filas em outros estados
O problema das aglomerações nas sedes da Receita Federal e agências da Caixa Econômica Federal não é exclusivo do Rio de Janeiro. Desde segunda (13), diferentes estados têm filas e tumulto para regularizações de CPFs e busca de informações.
Na manhã desta terça-feira (14), centenas de pessoas amanheceram em filas nas agências da Caixa em Olinda, Igarassu e no Recife, no estado de Pernambuco, para conseguir o auxílio de R$ 600. Imagens enviadas ao G1 mostram uma fila extensa na parte externa da agência que fica no bairro de Casa Caiada, em Olinda.
Após o problema atingir diferentes estados, a Receita Federal anunciou que vai passar a receber novas inscrições para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por e-mail para evitar novos episódios de aglomeração. A medida entra em vigor nesta terça-feira (14), e a emissão será gratuita. Antes, a requisição do CPF custava R$ 7.
Como funciona?
A inscrição poderá ser feita por e-mail, mas o endereço para envio depende do estado onde a família reside. No Rio de Janeiro, é preciso enviar os documentos para o e-mail eletrônico atendimentorfb.07@rfb.gov.br.
A documentação necessária para a inscrição é:
Identificação: para maiores de 16 anos, é preciso enviar o RG atualizado, ou o RG desatualizado com a certidão de casamento ou nascimento. Para menores de 16 anos, é preciso anexar o RG ou certidão de nascimento do menor, além do RG do responsável. Quando for o caso, o tutor ou guardião judicial precisa anexar o termo de tutela ou guarda. Em todos esses casos, também serão aceitos carteira de trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial em que constem naturalidade, filiação e data de nascimento. Título de eleitor (facultativo)
Comprovante de endereço
Foto de rosto (selfie) do novo inscrito ou do responsável
Nessa foto, a pessoa deve aparecer segurando o documento de identidade aberto (frente e verso). A imagem precisa registrar a fotografia e o número do documento, de forma legível. A medida tem o objetivo de evitar fraudes.
FONTE: G1
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308