O índio Xukuru-Kariri João Natalício dos Santos foi assassinado a facadas na madrugada de terça-feira (11), na aldeia Fazenda Canto, em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano.
O indígena, considerado uma das lideranças no Nordeste, foi morto por volta de 4h, na porta de casa. Testemunhas informaram à Polícia Civil que dois homens cometeram o crime.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que o índio se preparava para ir trabalhar na roça quado foi atingido por facadas.
Equipes das polícias Civil e Militar foram acionadas para o local. Dois suspeitos foram detidos e ouvidos na Delegacia Regional de Palmeira dos Índios, mas foram liberados em seguida. Segundo a polícia, não há provas contra eles.
O caso gerou revolta entre os indígenas, que estiveram em frente a delegacia no momento que os suspeitos estavam sendo ouvidos. Apesar da aglomeração, não houve tumulto.
O crime está sendo investigado pelo delegado regional Alexandre Leite, mas deverá passar para a Polícia Federal por se tratar de um índio.
Segundo o Cimi, um dia antes do crime Santos participou da abertura do II Seminário Pedagógico: A Caminhada dos Guerreiros e Guerreiras Xukuru-Kariri, que buscou resgatar a memória de Maninha Xukuru-Kariri, índia morta há dez anos.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308