O comitê formado pelas secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e de Educação (Seduc), além do Batalhão Escolar, iniciaram, nesta quinta-feira (25), um levantamento de vulnerabilidades sociais das comunidades escolares, em Maceió. O intuito é construir uma gama de iniciativas que possam brecar o avanço da violência e das drogas ilícitas no ambiente escolar.
Foram visitadas as escolas estaduais Professora Gilvana Ataide Cavalcante Cabral e Professora Irene Garrido, ambas no bairro Tabuleiro dos Martins.
De acordo com o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Alexandre Costa, a elaboração do levantamento de vulnerabilidade vai auxiliar no desenvolvimento social e na redução de criminalidade.
“A partir de hoje começaremos a diagnosticar a realidade local, a fim de elaborar um plano de ações preventivas à violência”, afirmou Alexandre Costa.
O cronograma para levantamento compreende ainda visitas nas escolas dos bairros Benedito Bentes, Feitosa, Sítio São Jorge, Vergel do Lago e Tabuleiro dos Martins fazem parte do calendário de visitação.
Ao todo, foram relacionadas 16 unidades de ensino destes bairros. A proposta é dar suporte aos diretores e educadores destas escolas, diagnosticar os problemas e buscar soluções para eles.
Dentre as ações já previstas estão palestras dos Anjos da Paz sobre a dependência química, inserção dos jovens no programa "Juventude Empreendedora" e o aumento das rondas do Batalhão Escolar da Polícia Militar para evitar a influência do tráfico no dia a dia escolar.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308