As comemorações do bicentenário de emancipação política de Alagoas têm como propósito maior deixar um legado histórico e cultural para a sociedade alagoana. A cada mês de 2017, um filho ilustre do Estado será homenageado pelo Governo do Estado. Em abril é a vez do escritor, médico, artista plástico, político, poeta, romancista, tradutor e pintor, Jorge de Lima.
O Estado vai celebrar a obra de Jorge de Lima nos dias 24 e 25 deste mês, nos municípios de União dos Palmares e Maceió, respectivamente. O projeto é intitulado ‘Os mundos do poeta impossível’, que traz uma série de encontros, palestras e exposições em homenagem ao ilustre alagoano polivalente. Ele é natural do município de União dos Palmares e também está sendo homenageado pela Prefeitura, entre os dias 17 e 23.
De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, a comissão especial dedicada ao bicentenário de emancipação política do Estado vem desenvolvendo atividades importantes no sentido de reforçar a história, a cultura e os avanços socioeconômicos de Alagoas.
“Homenagear mais um alagoano ilustre é motivo de orgulho para o Governo do Estado. O legado de Jorge de Lima é imprescindível para reforçar os avanços, a história e a cultura da nossa gente. Ele não poderia ficar de fora, nesses 200 anos de festividades,” observou Farias.
O poeta e jornalista Claufe Rodrigues, produtor do programa da Globo News, com ênfase em literatura, além de curador do projeto ‘Os mundos do poeta do impossível – dia de Jorge de Lima’, vai gravar a próxima edição do seu programa durante o evento em Alagoas.
Claufe Rodrigues é profundo conhecedor e pesquisador da obra do escritor alagoano. O curador garante que Jorge de Lima foi um dos poetas mais influentes em nossa cultura, despertando admiração de norte a sul do país entre escritores de variadas tendências.
“Pode-se afirmar que, mesmo sendo ainda pouco conhecido do grande público, o autor de ‘O grande circo místico’ escreveu alguns dos versos mais populares de nossa literatura, especialmente em sua fase regionalista e nos poemas que evocam a infância”, ressaltou Claufe Rodrigues.
Um pouco de Jorge de Lima
Além de poemas, Jorge de Lima também escreveu romances, entre os quais ‘Calunga’ e ‘Guerra dentro do beco’, este último escrito no início dos anos 40 e editado em 1950. Dois anos depois publica sua obra mais aclamada, ‘Invenção de Orfeu’, epopeia em dez cantos, onde utiliza os recursos aprendidos em uma vida inteira dedicada à literatura.
Jorge de Lima morreu em 1953, aos 60 anos, deixando como legado uma das obras mais impressionantes não só do século XX, mas de toda a literatura brasileira.
Confira a programação de ‘Os mundos do poeta impossível – dia de Jorge de Lima’, além das exposições permanentes sobre a vida do ilustre alagoano.
PROGRAMAÇÃO
24/04/2017 – União dos Palmares
Locais: Auditório da Prefeitura (palestras) e Praça Brasiliano Sarmento – Praça em frente à casa de Jorge de Lima (peças e apresentação musical)
15h00 - Abertura do evento
15h30 – O mundo de Jorge de Lima na Religião: Leandro Garcia
16h15 - O mundo de Jorge de Lima no Romance: Maurício Melo Jr. e Carlito Lima
17h00 - O mundo de Jorge de Lima na Poesia: Niraldo de Farias
17h45 - Apresentação musical de Claufe Rodrigues e Mônica Montone
18h15 - Intervalo
19h40 - Performance teatral ‘Guerreiros de Jorge’ – Chico de Assis
20h20 - Leitura Dramatizada ‘As Aventuras da Nêga Fulô’
Autor: Maurício de Macedo
Direção: José Márcio Passos
Elenco: José Márcio Passos, Homero Cavalcante, Diva Rodrigues, Matheus Marin e Avaristo Martins.
25/04/2017 – Maceió
Locais: Auditório Virgilio Loureiro – Centro de Convenções de Maceió
14h00 - Abertura do evento
14h30 - O mundo de Jorge de Lima na Religião: Leandro Garcia
15h15 - O mundo de Jorge de Lima no Romance: Maurício Melo Jr. e Carlito Lima
16h00 - O mundo de Jorge de Lima na Poesia: Niraldo de Farias
16h45 - Apresentação musical de Claufe Rodrigues e Mônica Montone
17h15 - Intervalo
18h30 - Performance teatral ‘Guerreiros de Jorge’
19h30 - Leitura Dramatizada ‘As Aventuras da Nêga Fulô’
Autor: Maurício de Macedo
Direção: José Márcio Passos
Elenco: José Márcio Passos, Homero Cavalcante, Diva Rodrigues, Matheus Marin e Avaristo Martins.
Exposições permanentes sobre a vida de Jorge de Lima:
Casa de Jorge de Lima – Centro - União dos Palmares | 08h às 12h
Casa de Jorge de Lima – Praça do Sinimbu – Maceió | 08h às 12h
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308