O Projeto Vamos Subir a Serra, organizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, deu início às atividades voltadas ao debate acerca da comunidade afro-brasileira na manhã desta quarta-feira (15). A ação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feira (20), acontece na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, e terá suas atividades estendidas até domingo (19).
Pela manhã, aconteceram oficinas de turbante e penteados afro. Já nesta tarde, será a vez de um desfile afro-indígena, seguido da abertura oficial do evento, com discussões sobre o racismo.
Segundo a coordenadora de comunicação do projeto, Valdice Gomes, a iniciativa busca conferir visibilidade à cultura e à história do povo negro, além de contribuir para a geração de renda nas comunidades quilombolas - que estarão presentes durante à ação, revendendo produtos diversos, a exemplo de alimentos típicos e cultivados em suas terras por meio da agricultura familiar.
Para Carolina Nascimento, diretora de proteção ao patrimônio afro-brasileiro, 2017 é um marco para a cultura afro-brasileira, de modo que o evento acontece também como forma de resistência. "Apesar de ainda sermos constantemente bombardeados com casos de racismo, o título recebido pela Serra da Barriga, de patrimônio cultural do Mercosul, reforça que valorizar nossa cultura também é uma forma de combater o racismo", afirmou.
O projeto é executado com o apoio de diversas instituições, entre elas, a Prefeitura de Maceió e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ofertando, além de apresentações teatrais, a oportunidade de se buscar conhecimento junto a personalidades e estudiosos de todo o país.
Fonte: Gazetaweb.com
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308