22/03/2017 18:30:35
Cultura
Semana Graciliano Ramos exibe hoje (22) o filme Memórias do Cárcere
Sessão acontece às 19h, na Praça da Independência; ontem (21) a programação contou com o espetáculo Graciliano, um brasileiro alagoano- memórias de Heloísa
Assessoria

A programação da Semana Graciliano Ramos tem continuidade hoje (22) com a exibição do filme Memórias do Cárcere, baseada na obra de Graciliano. O longa-metragem será apresentado na Praça da Independência, às 19h. A programação faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação política de Alagoas, e Palmeira foi o município escolhido pelo governo do Estado para iniciar as festividades do bicentenário alagoano. Amanhã (23) será exibido o filme Vidas Secas e na sexta-feira (24) o longa São Bernardo.

 



Memórias do Cárcere tem o gênero drama biográfico, roteirizado e dirigido por Nelson Pereira dos Santos. O filme conta a fase em que o escritor, autor de Vidas Secas, esteve preso sob as ordens da polícia do Estado Novo no Brasil. A música-tema é "Marcha Solene Brasileira", variação do Hino Nacional do Brasil, de Louis Moreau Gottschalk para a Orquestra Sinfônica de Berlim com regência de Samuel Adler. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

 



Ontem (21) à tarde, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Palmeira dos Índios, os atores Chico de Assis, Paulo Poeta e Arilene de Castro encenaram a peça Graciliano, um brasileiro alagoano- memórias de Heloísa. Paulo e Chico interpretaram Graciliano e Arilene a esposa dele, Heloísa Medeiros Ramos.

 

O espetáculo está há 10 anos em cartaz nos palcos brasileiros. Os textos das obras de Graciliano Ramos foram adaptados pelo ator e escritor Paulo Poeta e dirigidos por Marco Antônio de Campos.

"Sempre quisemos vir a Palmeira, mas nunca teve oportunidade. Agora, por meio do governo do Estado e da prefeitura, tivemos a oportunidade de estar aqui, esse ciceronear que ele nos fez com tudo tão bem cuidado e bem feito. E logo nessa semana tão importante, na semana que celebra a morte de Graciliano, pois aqui foi um dos chãos do Graciliano Ramos. Ele que foi um dos maiores romancistas do Brasil e da língua portuguesa", disse Paulo Poeta.

 

 

 

O ator Chico de Assis disse que o elenco ficou muito feliz em apresentar o espetáculo pela primeira vez em Palmeira e agradeceu ao prefeito Júlio Cezar e ao governo do Estado a oportunidade de levar a arte e a cultura alagoana a um município tão importante para a história de Graciliano Ramos e de Alagoas.

 

"A importância de estarmos celebrando os 200 anos de Alagoas, com uma personagem fantástica como foi Graciliano Ramos, é extrema. Em qualquer lugar que nós chegamos temos uma receptividade muito boa e vemos como o Graciliano é querido. É muito bom participar de um espetáculo que tem a nossa identidade. Acho que Alagoas começa a tomar um rumo de identidade que sempre buscou, mas não é por causa dos 200 anos. Isso é uma conquista de muito tempo e que por acaso está desaguando, agora, nos 200 anos, valorizando as coisas nossas, interiorizando a cultura e a arte. E a gente fortalece isso agradecendo ao prefeito Júlio Cezar, à Isvânia Marques, ao governo de Alagoas, à secretária de Cultura do estado Melina Freitas, ao secretário de Comunicação Ênio Lins e ao governador Renan Filho, que está proporcionando tudo isso, e também ao Fábio Farias", ressaltou o ator.

 

 

 

Para Arilene de Castro, interpretar a esposa de Graciliano Ramos, ao lado dois talentos como o Paulo Poeta e o Chico de Assis é uma grande responsabilidade.

 

"É uma honra muito grande interpretar essa mulher forte, de uma personagem tão ilustre para Alagoas e para o Brasil inteiro. A Heloísa é a presença feminina, que vai contrabalanceando essas duas presenças fortes do Graciliano, interpretadas pelo Chico e pelo Paulo. É muito bacana falar sobre as memórias dessa mulher incrível e uma responsabilidade muito grande, principalmente diante desses dois grandes atores da cena do teatro alagoano como eles", finalizou a atriz.

 

 


Programação da Semana Graciliano Ramos:



Exibição dos Filmes na Praça da Independência



19h -  Memórias do Cárcere (dia 22)
19h - Vidas Secas (dia 23)
19h -  São Bernardo (dia 24)

Local: Praça da Independência

Fotos da Peça: Lucianna Araújo
Foto do filme Memórias do Cárcere/Reprodução

 

 

Fonte: Assessoria

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.