A praia da Pajuçara foi palco nos dias 21 e 22, da II edição do Challenge Maceió 2016, prova de triatlo que reuniu mais de mil atletas inscritos nas categorias Sprint, Half, Woman e For All.
O Challenge é uma das maiores competições internacionais de triatlo, organizada pelo Challenge Family, nas categorias que envolvem natação, ciclismo e corrida. Essa edição da prova contou com a participação de 23 bombeiros militares de Alagoas.
No sábado, às 6h, a praia já estava repleta de triatletas prontos para o primeiro dia de prova na categoria Sprint Distance, com a participação de seis bombeiros alagoanos, sendo três mulheres e três homens. Os atletas nadaram 750m, pedalaram 20 km e correram 5 km.
O final da tarde contou com as categorias Woman e For All, corridas de 5 km e 10 km, respectivamente, com a presença de cinco bombeiras competindo na Woman e 10 bombeiros na For All.
Para a tenente Beth Graziele, participar pela primeira vez de uma prova de triatlo foi desafiador e emocionante: “Sempre gostei de correr e nadar, e poder reunir essas duas modalidades e o ciclismo, que era algo completamente novo para mim, foi um desafio. Treinei apenas quatro semanas para essa prova e foi incrível. Superei meus limites e acabei bem, com a certeza de que a próxima competição será ainda melhor”, disse a militar, que fez questão de enfatizar a participação de outros bombeiros nesta modalidade esportiva que desenvolve aspectos físicos e psicológicos tão importantes para um bombeiro militar.
O domingo foi reservado para a categoria Half, maior prova de triatlo dentro da programação Challenge Maceió e com a maior participação de bombeiros militares desta edição, sendo 10 homens e uma mulher. No Half Distance, o triatleta deve fazer 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e finalizar correndo 21 km.
A soldado Joyce Oliveira participou da Half pela segunda vez. Para ela foi incrível e desafiador. “O que não nos desafia, não nos transforma. Qualquer sonho é possível executar com determinação e força. Se o desejo surgiu, acredita e vai com fé, que o resultado é mágico”, falou a triatleta.
Além dos bombeiros que competiram, a Corporação deu todo o apoio para a prova, que contou com bombeiros trabalhando em terra e no mar durante os dois dias de evento.
Cerca de 50 bombeiros militares trabalharam no Challenge Maceió 2016. Também foram empregadas duas viaturas de resgate, embarcações e guarda-vidas, garantindo a segurança o pronto atendimento, tanto a competidores quanto aos expectadores.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308