20/11/2018 09:05:52
Esporte
Brasil x Camarões: Tite deve mudar todo o meio-campo para último desafio de 2018
Técnico deve recuar Arthur, fazer ressurgir Paulinho e dar nova chance a Allan, que impressionou nos treinos e na estreia contra o Uruguai
FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP

As entrelinhas da entrevista coletiva em que Tite revelou cinco escalados para o amistoso da seleção brasileira contra Camarões mostram sua preocupação com o meio-campo.

 

Brasil e Camarões se enfrentam às 17h30 (de Brasília) desta terça-feira (20).

 

Na avaliação da comissão técnica da vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, os maiores problemas estiveram nesse setor. Na Copa do Mundo também foi assim. As soluções encontradas para tentar melhorar o desempenho devem ser o recuo de Arthur e as entradas de Allan e Paulinho.

 

Tite não confirmou, mas é com o ex-gremista de primeiro volante, na função habitualmente exercida por Casemiro, que ele pretende dar mais mobilidade à equipe. Allan estreou na última sexta-feira, durante o segundo tempo, e impressionou pelo conhecimento da posição.

 

Ao comentar as dificuldades no setor, Tite lamentou as ausências de Coutinho (machucado) e Paquetá (ausente por jogar no futebol brasileiro), e, sutilmente, deu dicas do caminho a ser tomado no último jogo de 2018.

 

- Coutinho e Paquetá são os jogadores que sentimos mais falta, pela criação e chegada à frente. O Paulinho se adaptou agora a essa função. Ficamos com deficiência nesse aspecto. Procuramos elaborar e dar um ponto de equilíbrio, respeitando posições e funções. Allan é do lado direito, e tentar encontrar um espaço melhor para o Arthur. Se ele é o primeiro (jogador de meio-campo) ou o segundo, de articulação. E não mexer no sistema, senão fica uma salada de fruta e a oportunidade acaba virando uma fria - analisou Tite.

 

Chama atenção o tamanho da lamentação por não poder contar com Paquetá. Em dois jogos pela Seleção, além dos treinos e jogos acompanhados do Flamengo, ele provou à comissão técnica que pode, sim, ser uma solução para a carência criativa do meio-campo.

 

Além do conhecimento da posição de Allan, Tite e seus auxiliares querem entender em que região do campo Arthur pode dar maior colaboração. Contra o Uruguai, ele foi recuando ao longo do tempo e rompeu a conexão que teria de fazer com os jogadores mais ofensivos.

 

No ataque, não faltam opções pelo lado direito. Richarlison e Gabriel Jesus, que não são prioritariamente jogadores dessa função, atuaram recentemente por ali, mas dessa vez a vaga que foi de Douglas Costa no jogo passado deve ficar com Willian, um especialista. Sua presença também aumenta a chance de criação, só que pela linha de fundo.

 

A partida contra Camarões será a última do Brasil em 2018, ano marcado por apenas uma derrota, mas dolorosa, nas quartas de final da Copa do Mundo, para a Bélgica. Em 14 jogos até aqui, a Seleção venceu 12, empatou um e perdeu um.

 

Tite sabe que os bons resultados só serão sustentados com títulos. O próximo a ganhar é o da Copa América, e essa nova formação a ser testada diante de Camarões é uma alternativa para que ele possa ter um desempenho à altura de sua expectativa. A missão do Brasil nesta terça-feira é criar muito mais do que nos desafios anteriores.

 

BRASIL x CAMARÕES

 

Local: MK Stadium, em Milton Keynes

 

Data e horário: terça-feira, às 17h30 (de Brasília)

 

BRASIL: Ederson, Danilo, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Arthur, Allan e Paulinho; Willian, Neymar e Firmino. Técnico: Tite.

 

Reservas: Alisson, Gabriel Brazão, Fabinho, Dedé, Miranda, Filipe Luís, Walace, Renato Augusto, Rafinha, Douglas Costa, Richarlison e Gabriel Jesus.

 

CAMARÕES: Onana, Fai, Onguené, Ngadjui e Bong; Manjdeck, Malong e Zambo Anguissa; Nkambi, Choupo-Moting e Bassogog. Técnico: Clarence Seedorf

 

Arbitragem: Michael Oliver, auxiliado por Stuart Burt e Constantine Hatzidakis (todos da Inglaterra)

 

 

Fonte: Globoesporte.com

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.