As escolas da rede pública estadual tiveram uma atuação arrebatadora na competição do judô nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) neste final de semana. Octacampeã da modalidade, a Escola Estadual Theonilo Gama, do Jacintinho, foi a primeira colocada nas modalidades infantil e juvenil masculino e vice-campeã do infantil feminino, totalizando 15 medalhas e reafirmando sua tradição para a descoberta de talentos do judô alagoano.
Atuação destacada também da Escola Dom Constantino Luers, de Campo Alegre, vice-campeã do juvenil masculino, e das escolas municipais Domingos Lopes (Arapiraca), vice-campeão do infantil masculino; Josefa Silva Costa (Satuba), campeã do infantil feminino e dos colégios particulares Padre Anchieta (Arapiraca) e D’Lins (Maceió), respectivamente vice-campeã e campeã da modalidade juvenil feminino.
Com nove medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze, o coordenador do projeto de judô da Escola Theonilo Gama, Ricardo Sérgio Santos, comemorou a classificação de nove de seus judocas (oito da Theonilo Gama e um do Santíssimo Senhor) para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que serão disputados em João Pessoa, na Paraíba nos meses de setembro (modalidade infantil) e novembro (juvenil).
“Estávamos muito focados para a competição e, no intervalo de um ano, tivemos uma evolução notável de nossos judocas. Agora, vamos treinar para termos um bom desempenho no nacional”, disse Ricardo.
Um dos medalhistas da escola foi Luís Felipe Alves, ouro na categoria meio-leve infantil. Em um período de três anos, o garoto passou da categoria super-ligeiro (até 31 kg) para a categoria meio-leve (até 44 kg).
Com medalhas nos campeonatos alagoano e brasileiro de judô, o garoto destacou a motivação que o professor Ricardo Sérgio passa aos judocas. “Ele nos incentiva muito e acredita na gente. Vou treinar bastante para trazer uma medalha para Alagoas nos Jogos Escolares”, promete.
Outro campeão da competição foi o professor Isaac Lourenço, técnico de 16 judocas de oito escolas públicas e privadas em Bebedouro e na Alta Maceió. Campeão do juvenil feminino com o Colégio D´’Lins, mas também com judocas medalhistas nas escolas estaduais Eunice Lemos, Alberto Torres e Pastor José Tavares, ele destaca a importância do Jeal. “É uma competição muito importante e esperada o ano inteiro, seja pelos alunos de escolas públicas como das particulares”, avalia.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308