A ginástica rítmica de Alagoas, representada por três alunas do Sesi (Serviço Social da Industrial) e uma do Colégio Marista, de Maceió, ficou em 7º lugar na competição por equipe no Jogos Escolares da Juventude (JEJ), sediado em João Pessoa (PB). Com o resultado, Alagoas subiu quatro posições em relação à edição 2015 dos JEJ.
Para a professora e técnica Geovana Espírito Santo, é preciso difundir mais o esporte. "Fomos muito bem e precisamos continuar nesse ritmo de crescimento. Para isso é preciso divulgar mais o esporte para que haja interesse das nossas crianças e adolescentes. É um esporte que exige muita disciplina e determinação para alcançar os resultados”, avalia.
Das quatro atletas, duas participam dos Jogos Escolares pela primeira vez. Elaine dos Santos, de 14 anos, é uma delas. No próximo ano, ela já estará no juvenil. "Estou adorando a experiência e quero continuar. Conheci atletas de outros estados, pude observar a determinação e até outros movimentos da ginástica que ainda não conhecia", declara.
Maria Eduarda Arakaki, de 13 anos, do Colégio Marista, também participa pela primeira vez dos Jogos Escolares e conseguiu ir para a final geral em dois aparelhos e na final por aparelhos, na corda.
Projeto Ginástica Rítmica
De acordo com a professora Geovana Espírito Santo, a Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica, em parceria com Sesi, tem um projeto para atender crianças e adolescentes que têm interesse pelo esporte. "Qualquer menina pode participar, cobramos apenas uma taxa de inscrição de R$ 10. Os treinos são realizados no Sesi, na Rua General Hermes ", explica.
A ginasta Maria Eduarda Arakaki ficou entre as oito melhores no aparelho corda, na qual onde competiram 97 atletas. "Foi uma experiência incrível, as meninas competem em alto nível e aprendi que preciso amadurecer muito", afirma a garota.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308