A seleção japonesa é o primeiro time a garantir um lugar na Copa do Mundo de 2026. O Japão venceu Bahrein por 2 a 0, nesta quinta-feira, pelas eliminatórias asiáticas e garantiu a classificação para o próximo Mundial com três rodadas de antecedência. Pela oitava vez seguida, os japoneses vão para a Copa do Mundo, mas desta vez com razões para estar otimista com o futebol.
Desde a eliminação para a Croácia na Copa do Mundo de 2022, o Japão disputou 27 jogos, entre amistosos internacionais, eliminatórias para o Mundial de 2026 e Copa da Ásia, com 22 vitórias, dois empates e três derrotas — o jogo contra a Coreia do Norte pela quarta rodada das eliminatórias asiáticas foi cancelado. Ao todo, foram 94 gols marcados e somente 18 sofridos.
O ciclo da seleção japonesa para o Mundial ficou marcado por goleadas, principalmente nos amistosos contra Canadá, uma das anfitriãs da Copa do Mundo de 2026, Peru e Alemanha, em 2023 — todas por 4 a 1. Nas eliminatórias, o time japonês sobrou e, até aqui, tem 12 vitórias e um empate, com 48 gols marcados.
A atual geração nipônica também é um dos motivos que deixam os torcedores empolgados. Só cinco convocados não jogam no Velho Continente e 16 atuam nos cinco principais campeonatos nacionais europeus. O Japão tem jogadores em times importantes da Europa, como no Bayern de Munique, no Liverpool e em mais três times da Premier League (Southampton, Crystal Palace e Brighton).
Takefusa Kubo, da Real Sociedad, Minamino, do Monaco, Mitoma, do Brighton, Ito, do Bayern, e Endo, do Liverpool, são os principais nomes desta geração do Japão, mas outros atletas também se destacam quando estão na seleção. É o caso do atacante Ayase Ueda, que nesta ano tem oito gols marcados em nove partidas disputadas pelo time japonês.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308