A segunda edição do projeto ‘Ocupação Preta Eku Abo’, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, vai acontecer nesta quinta-feira (22), no shopping Pátio Maceió. O evento vai começar às 10h e terá programação durante todo o dia.
Notoriedade para as demandas da população petra é a proposta para esta segunda edição do ‘Ocupação Preta Eku Abo’. O projeto ocupa espaços e territórios em lugares distintos da cidade para que a população tenha oportunidade de se aproximar de questões como o racismo social e institucional. Um ambulatório será montado no shopping Pátio Maceió, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para consultas médicas e exames.
Umas das principais programações do evento é o lançamento do jornal-tablóide Eku Abo, pelo Instituto Raízes de Áfricas e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Também haverá palestras sobre as doenças prevalentes da população afrodescendente, oficina de turbantes, exposição das bonecas Abayomis, roda de conversa preta, panfletagem, apresentações afroartísticas, etc.
Programação:
10h- Abertura musical: Banda do Corpo de Bombeiros
Abertura Oficial- Falas das autoridades presentes.
Abertura do ambulatório de Saúde (funcionará durante o dia em uma loja do shopping e desenvolverá ações de saúde)
Abertura do Espaço da Agência de Fomento Desenvolve (atendimento para orientação ao crédito, palestra sobre a metodologia de crédito e atuação da Desenvolve).
Participação do Presidente da Fundação Cultural Palmares que estará em Alagoas para a Ocupação e para discutir sobre turismo étnico
11h30 - Coquetel de lançamento do jornal-tablóide: Ekuabo (ações do Governo do Estado desenvolvidas pelo Instituto Raízes de Áfricas, em parceria com o Estado).
13h- Roda de Conversa Preta, com microfone aberto (debate, demonstração de turbante, poesia)
15h- Bate-Papo Preto Político – Debate com os candidatos à Prefeitura de Maceió, mediado pela jornalista Lenilda Luna.
18h- Encerramento
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308