05/02/2018 08:26:25
Alagoas
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares pode ser privatizado ainda este ano
Edital com regras para interessados em disputar gestão do equipamento federal deve ser lançado pelo Governo Federal ainda no terceiro trimestre
Divulgação

O Governo Federal deve lançar no segundo trimestre deste ano edital para privatização do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, situado em Rio Largo. A previsão é que o leilão para concessão à iniciativa privada seja concluído até o final de 2018. A informação consta do Mapa das Privatizações.

 

A Companhia Energética de Alagoas, controlada pelo Governo Federal por meio da Eletrobras Distribuição, a Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa) e o Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, pertencente ao Governo de Alagoas, também podem ter sua gestão repassada à iniciativa privada.

 

A crise fiscal porque passa o Governo Federal, governos estaduais e municipais explica por que razão o tema privatização retornou à agenda política e econômica nacional. A venda ou concessão de ativos é uma das alternativas para obter recursos extras para reduzir "rombos" em contas públicas.

 

A maioria dos projetos, no entanto, está em fase inicial e não há garantias de que os governantes vão conseguir concretizar as vendas ou tirar os empreendimentos do papel.O maior negócio à venda é a Eletrobras.

 

Mas há também outras estatais, além de bens e empreendimentos de governos estaduais e prefeituras. A lista de 238 projetos inclui privatizações, concessões, PPPs (parceria público-privadas), arrendamentos, prorrogações de contratos em vigor e outras modalidades de transferência do controle ou gestão para a iniciativa privada.

 

Somente o governo federal prevê concluir 75 projetos este ano, com estimativa de R$ 132,7 bilhões em investimentos e de arrecadação de ao menos R$ 28,5 bilhões aos cofres públicos.

 

Além da venda da Eletrobras, há planos para se desfazer também da Casa da Moeda, Lotex e projetos de concessões de aeroportos, rodovias, portos e ferrovias.

 

 

Há 104 projetos de privatização conduzidos por 14 estados e Distrito Federal, de acordo com o levantamento do G1.

 

A maioria será licitada via concessão ou PPP, mas também está prevista a venda de estatais como Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e fatias do banco Banrisul (RS), da Codemig (MG) e da Potigás (RN).

 

Entre as capitais, há 59 projetos de 8 prefeituras, com destaque para projetos de iluminação pública em 7 capitais, além da privatização do Anhembi, em São Paulo; a concessão dos estádios Lindolfo Monteiro, em Teresina, e do Pacaembu (SP); e a venda de terrenos públicos em Salvador.

 

 

Fonte: G1

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.