O Governo Federal deve lançar no segundo trimestre deste ano edital para privatização do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, situado em Rio Largo. A previsão é que o leilão para concessão à iniciativa privada seja concluído até o final de 2018. A informação consta do Mapa das Privatizações.
A Companhia Energética de Alagoas, controlada pelo Governo Federal por meio da Eletrobras Distribuição, a Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa) e o Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, pertencente ao Governo de Alagoas, também podem ter sua gestão repassada à iniciativa privada.
A crise fiscal porque passa o Governo Federal, governos estaduais e municipais explica por que razão o tema privatização retornou à agenda política e econômica nacional. A venda ou concessão de ativos é uma das alternativas para obter recursos extras para reduzir "rombos" em contas públicas.
A maioria dos projetos, no entanto, está em fase inicial e não há garantias de que os governantes vão conseguir concretizar as vendas ou tirar os empreendimentos do papel.O maior negócio à venda é a Eletrobras.
Mas há também outras estatais, além de bens e empreendimentos de governos estaduais e prefeituras. A lista de 238 projetos inclui privatizações, concessões, PPPs (parceria público-privadas), arrendamentos, prorrogações de contratos em vigor e outras modalidades de transferência do controle ou gestão para a iniciativa privada.
Somente o governo federal prevê concluir 75 projetos este ano, com estimativa de R$ 132,7 bilhões em investimentos e de arrecadação de ao menos R$ 28,5 bilhões aos cofres públicos.
Além da venda da Eletrobras, há planos para se desfazer também da Casa da Moeda, Lotex e projetos de concessões de aeroportos, rodovias, portos e ferrovias.
Há 104 projetos de privatização conduzidos por 14 estados e Distrito Federal, de acordo com o levantamento do G1.
A maioria será licitada via concessão ou PPP, mas também está prevista a venda de estatais como Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e fatias do banco Banrisul (RS), da Codemig (MG) e da Potigás (RN).
Entre as capitais, há 59 projetos de 8 prefeituras, com destaque para projetos de iluminação pública em 7 capitais, além da privatização do Anhembi, em São Paulo; a concessão dos estádios Lindolfo Monteiro, em Teresina, e do Pacaembu (SP); e a venda de terrenos públicos em Salvador.
Fonte: G1
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308