Agentes socioeducativos de Maceió realizaram uma passeata na manhã desta quinta-feira (5) para reivindicar reajuste salarial.
A categoria conta que o Estado reajustou a remuneração em 5% recentemente, elevando o salário líquido para R$ 1260, mas que isso foi feito sem que houvesse acordo com os agentes. Eles cobram um salário líquido de R$ 1650.
"Esses 5%, eles colocaram na nossa conta sem acordo. E queriam dar mais 5% em novembro, um total de 10% de reajuste, que não aceitamos. Os servidores passam fome com esse salário", diz o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Socioeducativos e Prestadores de Serviço do Sistema Penitenciário de Alagoas, Valdemir Amorim.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), a qual os servidores são vinculados, informou que vem dialogando com eles e que uma reunião foi marcada para a próxima sexta (6), quando serão apresentadas novas propostas à categoria (veja na íntegra ao final do texto).
Atualmente são 386 agentes socioeducativos trabalhando em Alagoas, segundo o vice-presidente do sindicato.
Os manifestantes se reuniram na Praça do Centenário, no bairro do Farol, de onde saíram em caminhada até o centro da cidade. O trânsito ficou congestionado na região.
Veja abaixo a nota da Seprev na íntegra:
NOTA – SECRETARIA DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem por meio desta nota informar que desde que a atual gestão assumiu a pasta vem dialogando com o Sindicato dos Agentes de Segurança Socioeducativos e Prestadores de Serviço do Sistema Penitenciário, não deixando de buscar soluções para os pleitos dos seus servidores.
Este diálogo aberto possibilitou, no último mês de julho, um reajuste salarial de 5% para todos os prestadores de serviços da Seprev, incluindo os agentes socioeducativos, que não tinham sido contemplados com o aumento concedido aos servidores comissionados e efetivos do estado.
Desde então, a Seprev vem estudando novas soluções junto às Secretarias da Fazenda (Sefaz), e do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), bem como com o Gabinete Civil, para atender todas as reinvindicações da categoria.
A Seprev aproveita para informar que uma reunião já havia sido marcada para esta sexta-feira (6) com o próprio sindicato, quando todos os agentes socioeducativos serão comunicados das novas propostas.
A Secretaria ressalta ainda que, apesar da paralisação de alguns servidores na manhã desta quinta-feira (5), todos os serviços, sobretudo os de segurança, encontram-se normalizados em todas as Unidadades de Internação.
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308