Um grupo de dez agricultores do município de Porto de Pedras, Litoral Norte, conheceu, nesta terça-feira (20), um pouco mais sobre o trabalho de fruticultura realizado por cooperativas e associações que integram o Arranjo Produtivo Local Fruticultura do Vale do Mundaú. O encontro aconteceu na sede da cooperativa Ecoduvale, localizada em Santana do Mundaú.
Com o intuito de desenvolver e estruturar o segmento no Litoral Norte, a visita proporcionou aos agricultores o contato com a experiência exitosa do grupo, participando de etapas do processo de produção e beneficiamento das frutas orgânicas.
De acordo com a gestora do APL, Valdelane Tenório, hoje, a região do Vale do Mundaú é referência em produção orgânica no Estado.
“Conseguimos ampliar para 58, o número de produtores certificados pelo Ministério da Agricultura como orgânicos. Isso nos coloca como região de maior produção orgânica de Alagoas", comemorou a gestora.
Com este aumento, reforçou Valdelane Tenório, "o agricultor trabalha de forma sustentável, mostrando que é possível produzir sem agredir o meio ambiente e gastando menos, trazendo menos insumos de fora e usando o que ele tem dentro da propriedade. Assim, ele obtém um produto de maior qualidade, com maior valor agregado, e abre mercado".
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308