O volume de indenizações pago pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, entre janeiro e outubro de 2017, foi 8% menor que no mesmo período do ano anterior, totalizando 325.638 mil demandas atendidas. No entanto, em Alagoas, houve um crescimento, segundo o boletim divulgado pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT. No período entre janeiro e outubro de 2017, foram 4.040 indenizações para no estado, contra 3.693 pagas nos mesmos meses de 2016.
Quando avaliada somente a natureza indenizada, segundo a pesquisa, em 2016 foram 447 indenizações por morte pagas no estado. Em 2017, o número saltou para 567 casos.
Na cobertura por Invalidez Permanente, total ou parcial, foram registrados 3.039 mil ocorrências. Esse montante foi 9,12% maior que o registrado no mesmo intervalo de tempo do ano anterior.
Já na cobertura por por Despesas Médicas (DAMS), Alagoas teve uma redução de 5,86%, com 434 indenizações pagas no estado.
Brasil
Os dados divulgados levam em conta o pagamento de indenizações referentes a acidente de até dois anos anteriores. Isso porque quem sofre um acidente de trânsito, ou os parentes no caso de morte, pode solicitar o benefício em até três anos.
Entre janeiro e outubro de 2017, foram 34.105 mil casos de indenização por morte no Brasil. Este tipo de natureza indenizada representou 27% dos casos, segundo dados da seguradora. Já na cobertura por Invalidez Permanente, total ou parcial, foram registrados 242.606 mil ocorrências.
O ranking das 10 cidades com maior número de indenizações pagas nesses dez meses do ano é formado apenas por capitais, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Recife e Salvador, na ordem do maior para o menor volume de sinistros.
"Os dados mostram a abrangência da cobertura do Seguro DPVAT e o seu impacto social positivo, ao garantir cobertura para todos os brasileiros vítimas de acidente de trânsito no território nacional. O seguro garante para as vítimas a possibilidade de recomeçarem, depois do trauma de um acidente de trânsito", reforça Ismar Tôrres, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT.
A análise geral dos dados da Seguradora Líder indica que as principais vítimas do trânsito brasileiro são homens (75%) e pessoas com idades entre 18 e 34 anos (49%). Em números absolutos, são 158.428 vítimas de acidentes de trânsito beneficiadas pela cobertura oferecida pela Seguradora Líder.
Os dados consolidados de janeiro a outubro de 2017 mantêm um padrão já registrado em levantamentos anteriores, com os acidentes com motocicletas liderando o volume de indenizações (74%), apesar de representarem apenas 27% da frota nacional. No período, residentes no Nordeste foram, percentualmente, os que mais receberam indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (32%). A frota de veículos da região é a 3ª maior do País (17%), sendo superada por Sudeste (49%) e Sul (20%).
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308