As dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde vinculados ao Hospital Geral do Estado (HGE), assim como, as denúncias de fraudes envolvendo recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), serão temas de uma audiência pública marcada para o dia 12 de setembro na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL).
Na ocasião, os deputados pretendem ouvir os profissionais que trabalham no principal hospital de urgência e emergência do estado, assim como, pacientes e familiares que passaram pelo HGE.
Porém, antes da audiência pública a Comissão de Saúde da ALE vai receber representantes do Conselho Estadual de Saúde para discutir os problemas que afetam a saúde em Alagoas.
A saúde pública foi o principal assunto na sessão desta terça-feira (29) no plenário da Casa de Tavares Bastos. O tema ganhou repercussão após a reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostrar que mesmo com milhões gastos na saúde pública de Alagoas o principal hospital do estado sofre com a falta de itens básicos para o tratamento de pacientes.
Discussão
Durante a sessão da ALE o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) disse que cabe ao poder legislativo cobrar melhorias para saúde pública do estado.
“Alagoas, mais uma vez, ganha o cenário nacional. Acho que é função nossa não jogar uma cortina de fumaça sobre um assunto como esse e sim encarar o problema de frente, como é de nossa atribuição”, disse Cunha.
“Venho observando as manifestações públicas do governador Renan Filho e do secretário Christian Teixeira e, infelizmente, se cria uma grande preocupação para justificar um problema referente a compra de uma cortina, quando na realidade a questão ser encarada é a falta de abastecimento do HGE”, lamentou o parlamentar.
Diante das discussões o líder do Governo na ALE, o deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), defendeu o executivo informando que já foram entregues pelo atual governo 20 ambulâncias e que outras 20, que custaram R$ 190 mil, sendo adquiridas com recursos próprios, deverão ser entregues nos próximos meses.
“O Governo tem realizado uma gestão séria, competente. Amanhã será entregue um novo helicóptero para o Samu de Arapiraca”, informou.
Fonte: G1/AL
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308