Alunos do 5º ano da Escola Estadual Professora Maria Rita Lyra de Almeida, localizada no bairro do Trapiche, em Maceió, participaram, nessa terça-feira (8), de palestra com o tema “Produção de hortaliças sem uso de agrotóxicos”.
Ministrada pela coordenadora da cadeia de agroecologia e agroindústrias do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emate-AL), Maria da Guia Fonseca, a palestra teve como objetivo sensibilizar os cerca de 40 estudantes e professores da rede estadual, com relação às questões ambientais, mudanças climáticas e, principalmente, alimentação saudável e nutritiva, sem o uso de agrotóxicos ou e adubos químicos.
De acordo com Maria da Guia, foi feita uma abordagem sobre princípios e práticas agroecológicas junto aos estudantes, que já possuem uma horta comunitária na própria escola.
“Nós fomos incentivar e estimular a agroecologia. Foi um primeiro contato pra muitos deles com esses princípios. Mas, como eles já tem uma horta construída e exercem a atividade de agricultura, nós fomos melhorar essas práticas, com técnicas e sugestões para produção, além da abordagem teórica sobre as questões ambientais”, relatou Fonseca.
A atividade, que faz parte da programação da Emater-AL na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será levada também à Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral, localizada no bairro do Tabuleiro dos Martins, também em Maceió, no próximo dia 17.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308