Bezerras de três a oito meses de vida foram vacinadas e imunizadas contra a brucelose por profissionais atuantes em saúde animal da Adeal, no assentamento 25 de Março, zona rural de Anadia. A ação fez parte da programação de atividades conjuntas - nas áreas animal e vegetal - desenvolvidas pelo Programa Estadual de Educação Sanitária (PEES).
“Além da vacinação e marcação dos animais, os criadores tiveram a oportunidade de também participar de palestra sobre o combate à brucelose e a importância da prevenção à doença, que causa sérias perdas ao rebanho bovino, além de ser transmissível ao homem”, afirmou o fiscal estadual agropecuário/médico veterinário da Adeal, Otto Cabral.
Na ocasião, os participantes também assistiram a uma palestra sobre o uso correto de agrotóxicos e afins, alertando sobre os perigos causados pelo uso indevido desses produtos.
“Foi um alerta dado aos produtores rurais que utilizam os agrotóxicos nas lavouras de forma inadequada. Além de abordarmos o problema, mostramos como deve ser o uso correto dos agrotóxicos e da obrigatoriedade de se efetuar a logística reversa, ou seja, a devolução das embalagens vazias”, informou a fiscal estadual agropecuária/engenheira agrônoma da Adeal, responsável pelo PEES, Maria de Fátima Figueirêdo.
Para reforçar ainda mais a importância da segurança durante a aplicação dos agrotóxicos, foi realizada a distribuição de material informativo, além de ter sido mostrado como deve ser utilizado o Equipamento de Proteção Individual (EPI).
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308