24/10/2016 10:00:12
Alagoas
Chef de cozinha alagoano mostra identidade e cultura em seus pratos
Ivanido disse que busca inspiração suas receitas às margens do Rio São Francisco e nas iguarias da região
Roberta Sampaio

 

O pensamento de que, para se ter uma gastronomia moderna e requintada, é preciso utilizar produtos estrangeiros, passou a ser uma visão arcaica sobre a gastronomia. Hoje é uma tendência mundial a utilização de produtos locais, valorizando a nação, o produtor local, as influências culturais de um povo, as raízes que estão vivas na vida cotidiana local.


Para confirmar tal afirmação, podemos citar como exemplo o jovem Cef de Cozinha Ivanildo Silva, que reside no município de São Brás – região agreste de Alagoas, às margens do Rio São Francisco e, segundo Ivanildo, seria uma das suas inspirações na hora de “criar” seus pratos.


Além disso, o Cheff destacou que se utiliza de iguarias da região em suas receitas. “Podemos fazer uma gastronomia brasileira forte e rica, somente com a utilização de nossos produtos, quanto a isto não resta dúvida. A gastronomia em Alagoas é muito rica em todos os aspectos. Seus sabores e cores; a energia que seus cozinheiros e chefes passa para seus pratos, enfim, temos muita coisa a ser explorada e servida”, comenta o Chef.


Quanto ao incentivo e desenvolvimento do setor gastronômico em Alagoas, Ivanildo disse que: “O setor gastronômico também sentiu a crise econômica pela qual estamos passando. Falo por experiência própria, pois eu tive que fechar as portas do meu estabelecimento por falta de clientes”, lamenta Ivanildo.


O chef havia feito um investimento no setor com a abertura de um restaurante localizado no município de São Brás. Mas, como a cidade é pequena e ainda não há projetos para o desenvolvimento do setor turístico, mesmo estando às margens do Rio São Francisco, o jeito foi fechar as portas do negócio.


Ivanildo iniciou o curso de gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau, em Maceió, com o objetivo de se especializar e ser um profissional ainda mais capacitado.


“Irei buscar a educação gastronômica. Acredito que precisamos de profissionais cada vez mais preparados para as novidades do mercado. Quanto maior o conhecimento, maior é o poder crítico. Além disso, não pretendo largar a cozinha nunca, tenho projetos de reabrir o meu restaurante, mostrando que os produtos locais alagoanos como o alicerce na construção dos meus cardápios, misturado com as influências que tive durante os trabalhos em várias cozinhas”, conclui muito otimista o Chef.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.