O chefe do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (Neac), capitão Anderson Cabral, veio a Alagoas e ratificou, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que, em 2015, o Estado deixou de ser o Estado mais violento do Brasil e Maceió saiu da 1ª colocação de capital mais violenta para ocupar a 6ª colocação.
Cabral explicou minuciosamente as solicitações do Fórum Brasileiro e mostrou em ordem cronológica os seus questionamentos bem como as respostas da Secretaria de Segurança Pública.
“Em nenhum momento subtraímos nada. Atendemos às solicitações de acordo com o que era questionado como provamos na impressão repassada à imprensa. Prezamos pela transparência, tanto que disponibilizamos dados mensalmente para os senhores em nosso site, inclusive com os anos anteriores para o comparativo. O Neac está tranquilo em relação ao profissionalismo de quem dele faz parte”, explicou Cabral.
A polêmica que provocou a coletiva foi a de que a SSP teria retirado “propositalmente” dados das tabelas enviadas ao Fórum Brasileiro, maquiando números para assegurar uma redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Tais publicações em redes sociais e matérias publicadas em blogs, segundo os gestores, não condizem com a realidade , tampouco com a postura da SSP.
Na ocasião, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Junior, foi acompanhado pelo secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins.
Na oportunidade, o capitão Cabral, utilizou documentos e slides com tabelas repassados ao Fórum que gera o Anuário da Violência. O secretário Lima Junior foi enfático ao se referir aos técnicos em estatística da Secretaria de Segurança Pública.
“Não podemos admitir que nos acusem ou incitem a sociedade contra nós quando o que fazemos é um trabalho transparente e de muito empenho. Nosso núcleo de estatística foi reconhecido pelo Ministério da Justiça como referência nacional e a segurança pública é composta de homens e mulheres que, diariamente, saem às ruas com a missão de zelar pela sociedade. Não brincamos de fazer segurança pública e estamos aqui para mostrar que fazemos tudo com lisura. Reduzimos a violência com o apoio recebido do governador Renan Filho e com o compromisso das forças policiais “, afirmou.
Já o secretário Enio Lins falou em nome do Governo do Estado e ressaltou que a Segurança Pública tem seu reconhecimento.
“Em nenhum momento o Estado de Alagoas e a Secretaria de Segurança Pública ocultaram ou maquiaram dados, isso foi comprovado. O importante para nós é a transparência, isso é nítido. E mais importante ainda para nós é que, independentemente dos critérios ou itens utilizados, Alagoas mantém a colocação de maior redução no Brasil e Maceió cai rapidamente na tabela passando a ser a sexta capital mais violenta quando era, até 2015, a primeira”, completou Lins.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308