14/10/2017 11:15:17
Alagoas
Chegada do horário de verão divide opiniões entre moradores de Alagoas

Chegar mais cedo em casa e curtir as atrações à disposição na tevê - incluindo novela e transmissão de futebol -, ou então perder a clientela das 10h porque não tem como chegar à porta da agência bancária às 9h. O horário de verão começa na primeira hora do próximo domingo (15) em 10 estados e no Distrito Federal. Apesar de não adotar oficialmente, as mudanças alteram o funcionamento de alguns serviços em Alagoas e divide opiniões. Os moradores apresentaram argumentos favoráveis ou contrários ao horário de verão.

 

 

"O horário de verão me atrapalha um pouco porque não pego a clientela que chega cedo e fica até às 10h esperando a abertura da agência bancária", explica Alex de Oliveira, vendedor de castanhas e amendoins. Ele trabalha em frente a uma agência do Banco do Brasil, no Farol, em Maceió. "Quando chegar, muita gente já entrou no banco", diz.

 

 

Justifica-se. Como o sistema financeiro segue o horário de Brasília, onde está o Banco Central, as agências bancárias de Maceió abrirão às 9h e fecharão às 15h. Anteriormente, fechavam às 16h.

 

 

No interior, o horário será diferenciado: abrem às 9h, mas fecham às 14h, segundo a direção do Sindicato dos Bancários de Alagoas.

 

 

"Para o servidor, para o funcionário da agência bancária, entrar mais cedo e sair mais cedo é muito melhor", avalia o bancário Márcio dos Anjos Silva, presidente do SindBancários.

 

 

Embora haja benefícios aos que atuam no atendimento ao público em agências bancárias, há quem não veja vantagem alguma no novo horário. "Por mim, o Brasil todo deveria funcionar do mesmo jeito. Banco deveria abrir mais cedo em todo o Brasil, sem essa história de horário mais cedo aqui porque a gente não segue o horário", comentou o taxista Petrúcio Cândido, de 57 anos, que aguardava por sua clientela sentado à porta da agência do Banco do Brasil ao lado do Shopping Farol.

 


Ele até concorda que, para os alagoanos, há uma vantagem: desfrutar até mais tarde das atrações televisivas, dentre as quais partidas de futebol e novelas após o Jornal Nacional. "Neste ponto, a gente leva vantagem. Pode ficar acordado até mais tarde e assistir à tevê até altas horas", comentou, muito bem-humorado.

 

 

O cozinheiro Aparecido Macena, de 40 anos, responsável pelo preparo de pratos orientais num restaurante do Farol, acha interessante poder sair mais cedo do trabalho e com o sol ainda brilhando. "Dá para ficar acordado até mais tarde e assistir às transmissões do campeonato brasileiro também. Isso é vantajoso", comentou.

 

 

Fique atento

 

O horário de verão começa na primeira hora deste domingo e vigora até 18 de fevereiro de 2018. Os moradores São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

 

 

Alagoas não tem horário de verão, que foi instituído com objetivo de economizar energia em todo o país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. Instituído em 1931 pela primeira vez, a partir de 2008 passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro.

 

 

 

Fonte: Gazetaweb

 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.