21/09/2016 21:00:22
Alagoas
Comissão de Grãos de Alagoas discute capacitação para produtores e técnicos
Capacitação de técnicos e produtores visa desenvolver as potencialidades produtivas e as vantagens econômicas na produção de grãos no Estado
Foto: DivulgaçãoPrograma visa reduzir a dependência do Estado na produção de grãos, em especial soja e milho
Agência Alagoas

Em reunião ordinária, realizada na sede da Federação da Agricultura, a Comissão de Grãos de Alagoas discutiu a realização de capacitação em gestão de produção de grãos para produtores, técnicos e gerentes, além de um curso de pós-graduação em produção de grãos, destinado a engenheiros agrônomos.



O Programa de Incentivo à Produção de Grãos é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), e tem como finalidade reduzir a dependência de grãos, em especial soja e milho, e ainda articular com setores das cadeias produtivas relacionadas aos vegetais.



A Comissão abordou ainda a programação para a realização do ‘Dia de Campo’ da soja, que acontecerá dia 4 de outubro, no município de Campo Alegre, na Fazenda Ribeira, e no dia 10 de outubro, em Porto Calvo, na Fazenda Surubana.



Como explica Hibernon Cavalcante, superintendente da Seagri, além de articular com as entidades que compõem a Comissão, o Governo de Alagoas desenvolve o processo de capacitação de técnicos e produtores rurais, demonstrando as potencialidades produtivas e as vantagens econômicas na produção de grãos no Estado.



“Como resultado da iniciativa, já observamos uma demanda de crédito rural para esta finalidade, além de um incremento significativo na área plantada e novas oportunidades comerciais”, afirma Hibernon Cavalcante. Segundo ele, em 2015 já houve exportação de soja para a Europa, por meio do Porto de Sergipe.



Os membros da Comissão de Grãos de Alagoas encaminharam documento ao secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, solicitando do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Fazenda, incentivos ficais do tipo crédito presumido do ICMS, como forma de estímulo à produção local.



Para o secretário Álvaro Vasconcelos, o pleito dos produtores é pertinente, e o apoio e incentivo do Governo de Alagoas são necessários para o fortalecimento da produção e, com isso, incentivar novas áreas de cultivo para a soja no Estado.



Integram a Comissão de Grãos de Alagoas a Seagri, Sebrae/AL, Ufal, Emater, Embrapa, todos os bancos oficiais, cooperativas agrícolas, associações de agricultores, federações de agricultores e trabalhadores rurais, prefeituras, empresas agropecuárias e produtores em geral.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.