A comissão responsável pela formatação do plano de diretrizes do Selo Empresa Amiga do Trabalhador, criado pelo Governo de Alagoas, esteve reunida, nesta sexta-feira (14), na sede da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete).
A finalidade do selo é certificar organizações alagoanas que promovem as boas práticas do trabalho decente de acordo com os parâmetros da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Durante a reunião, o grupo debateu os critérios pelos quais as empresas serão certificadas, ou não, com o Selo Empresa Amiga do Trabalhador.
Entre os quesitos destacam-se abolição do trabalho infantil e escravo, ambiente de trabalho seguro e adoção de boas práticas ambientalmente sustentáveis.
O coordenador da comissão técnica, Lucas Prazeres Lopes, considera importante a iniciativa porque dá oportunidade a empresa que já promove boas práticas de trabalho ser reconhecida pelo Estado e estimula outras a adotarem esse conceito.
“A prática do trabalho decente é uma condição fundamental para a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável”, declarou.
Para o secretário Sérgio Figueiredo, ao criar o selo, o governo estadual reconhece o importante papel do setor privado na construção de um ambiente sócio-econômico mais favorável a todos.
“Vamos apresentar as empresas e convidá-las a participar do Selo, mostrando o quanto será relevante para elas empunharem um certificado com preceitos da relação de trabalho reconhecidos internacionalmente”, afirmou o secretário.
A comissão do Selo Empresa Amiga do Trabalhador é formada por instituições estratégicas na promoção do trabalho decente. São elas as secretarias de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Comunicação (Secom); além da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE).
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308