Para a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Maria José Cardoso, o processo de averiguação do programa causa a oscilação no número de cadastros. Em setembro, foram registradas 17.209 novas concessões do Bolsa Família em Alagoas. Com isso, o Estado alcançou a marca de 400 mil beneficiados no programa. O assunto foi destaque no Espaço Livre desta terça-feira (21).
Segundo a coordenadora, o processo de averiguação é o maior responsável pela oscilação no número de cadastros.
“Todas as famílias que estão em averiguação nós identificamos com indícios de irregularidade. Nesse processo, o Ministério de Desenvolvimento Social cruza as informações da base do cadastro único com outro registro administrativo, como exemplo, o Ministério da Previdência. Esse processo tem influenciado muito na oscilação de ter saído muitas famílias e entrado outras", explicou Maria José Cardoso.
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o Estado tinha 397.432 famílias atendidas no mês de junho e passou para 397.446 em julho; caiu para 396.345 em agosto; e chegou aos 400.480, em setembro.
A coordenadora ainda lembrou o momento que vive o Brasil e recordou os processos que são feitos para se cadastrar no Bolsa Família.
“Não podemos deixar de considerar a atual conjuntura econômica e política que estamos vivenciando no país. Isso reflete também no programa. Mas gostaria de lembrar que todos os anos o programa passa por processo de revisão e averiguação das famílias cadastradas. O programa é dinâmico e todos os meses entram e saem famílias", frisou Maria José Cardoso.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308