02/11/2016 16:58:09
Alagoas
Defensoria e entidades públicas debatem sobre abrigos para idosos
Na próxima terça-feira (08), o Núcleo se reunirá com representantes de entidades de saúde para dar andamento às reivindicações relacionadas ao assunto
Assessoria

Defensores públicos alagoanos lotados no Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) reuniram-se na sede da instituição, com representantes de entidades públicas relacionadas ao cuidado com idoso em Maceió, a fim de discutir a situação dos abrigos no Município e propor melhorias às instituições.



Durante a reunião, que aconteceu na terça-feira (01) e contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, e de representantes da Coordenadoria Geral de Abrigos de Maceió, Conselho Municipal do Idoso, Secretaria de Saúde do Município (SMS) e gestores de abrigos, os defensores públicos Carlos Eduardo de Paula Monteiro, Daniel Alcoforado e Karina Basto apresentaram às entidades os problemas encontrados durante inspeções e visitas realizadas em 10 abrigos e iniciaram uma série de debates na tentativa de soluções permanentes e em curto prazo.



Ficou acordado, durante a reunião, que a Defensoria Pública apoiará a aprovação de projeto de lei que cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, em tramitação na Câmara de Vereadores de Maceió. O Fundo permitirá, por exemplo, a parceria entre entidades privadas e poder público para captação de recursos direcionados à proteção dos idosos. A Defensoria se comprometeu ainda em buscar a reativação do Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI).



Atuação Extrajudicial


Durante o mês de outubro, os defensores públicos Daniel Alcoforado, Fabrício Leão, Karina Basto, Othoniel Pinheiro e Carlos Eduardo Monteiro realizaram visitas de rotina em todos os abrigos para idosos de Maceió, onde foram constatadas diversas irregularidades, a exemplos de problemas estruturais, carência de assistência farmacêutica e de saúde, a ausência de profissionais de saúde, como psicólogos e fisioterapeutas e desorganização jurídica – muitos abrigos estão irregulares perante a justiça, o que os impossibilita de requerer alguns auxílios públicos.



Constatados os problemas, o Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública passou a atuar de maneira extrajudicial junto aos órgãos públicos responsáveis pelo bem-estar dos idosos em Maceió, a fim de encontrar soluções para os problemas constatados.



Na próxima terça-feira (08), o Núcleo se reunirá com representantes de entidades de saúde para dar andamento às reivindicações relacionadas à área, como a questão da política de assistência farmacêutica e redução das dificuldades para marcação de exames com o Complexo Regulador Assistencial.

Fonte: Assessoria 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.