Com o apoio do governo do Estado, por meio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Teatro Deodoro recebe o Festival de Teatro para a Infância e Juventude de Alagoas (Festijal). O evento, que começa nesta quarta-feira (10) e vai até domingo (14), é uma realização da Cia Nêga Fulô.
O Festijal busca concretizar um espaço de apresentação e discussão do fazer teatral para crianças, jovens e adolescentes em Alagoas, oferecendo uma oportunidade de entretenimento e conhecimento da produção teatral alagoana.
O festival será aberto nesta quarta-feira (11) com a peça Tchuplin: o Mistério para Salvar o Ponto Azul, com a Cia. Nêga Fulô, às 19h30, dentro da programação do Teatro Deodoro é o Maior Barato.
A peça se passa em um universo pitoresco em meio a um lixão, onde quatro crianças mergulham na fantasia para proteger a Terra da destruição.
‘Tchuplin’ tem direção geral e dramaturgia de René Guerra; texto original de Adriana Manolio e Paulo Deptuesqui; trilha sonora e produção musical de Wado; coprodução musical de Dinho Zampier e Pedro Ivo “Tup”; direção de arte e iluminação da Ideia Concreta Arte Design.
Outras atrações
No segundo dia, é a vez de ‘Cenas Clownssicas’ (11), às 19h30, com a Cia. Clowns de Quinta; ‘A Pequena Sereia’(12), às 19h30, com a Cia. Maria Carrascosa; ‘A Princesinha Mimada e o Dragão Malvado’ (13), às 17h, com a Associação Teatral das Alagoas (ATA), e ‘A Lenda da Cobra Grande’ (14), às 17h, com a Cia. Nêga Fulô. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).
Em ‘Cenas Clownssicas’, os palhaços Bafo, Coxinha, Frela, Leko, Morfeu, Nores e Salsichinha interpretam cenas clássicas do circo de lona.
A direção artística é de David Oliveira e Nathaly Pereira e a direção do espetáculo fica por conta de Ivanildo Piccoli. Em cena, os atores Anderson Vieira; Alan Cardoso; David Oliveira; Elaine Lima; Nathaly Pereira; Rafael Balbino e Wanderlândia Melo.
A peça ‘Pequena Sereia’ é baseada no musical da Disney, adaptado por Alexandre Lima e dirigido por Igor Vasconcelos, e conta a história de Ariel, filha mais nova do rei dos mares, Tritão.
E a ‘Princesinha Mimada e o Dragão Malvado’ é uma história de conto de fadas contada em pouco mais de uma hora, através de música, coreografias e interpretação teatral.
Já a ‘Lenda da Cobra Grande’, de Altimar Pimentel, alagoano radicado na Paraíba, é um texto premiado pela Funarte e inspirado na cultura tupi através da lenda “Como a Noite Apareceu”.
Reunindo cantos, comicidade e ação dramática, o espetáculo narra as peripécias do jovem índio Kuat, que sai em busca da noite para ofertá-la à sua amada Yaê.
Os ingressos para todos os espetáculos podem ser adquiridos por meio do site www.diteal.al.gov.br, clicando em programação, pelo aplicativo no mesmo endereço digital e na bilheteria do Teatro Deodoro. Mais informações pelo telefone 3315-5656.
SERVIÇO
Festival de Teatro para a Infância e Juventude de Alagoa (Festijal)
Espetáculos:
‘Tchuplin – O Mistério Para Salvar o Ponto Azul’
Data: quarta-feira (10)
Horário: 19h30
‘Cenas Clownssicas’
Data: quinta-feira (11)
Horário: às 19h30
‘A Pequena Sereia’
Data: sexta-feira (12)
Horário: 19h30
(13)
‘A Princesinha Mimada e o Dragão Malvado’
Data: sábado (13)
Horário: às 17h
‘A Lenda da Cobra Grande’ (14),
Data: domingo (14)
Horário: 17h
Local: Teatro Deodoro
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308