27/08/2016 08:00:48
Alagoas
Dependentes químicos encontram na natureza apoio para recuperação
Projeto Agentes Ambientais auxilia no acolhimento e proporciona reinserção produtiva
Victor BrasilAção faz parte do cronograma de reinserção social e produtiva, realizada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência
Agência Alagoas

Há pouco mais de um mês de funcionamento, o Projeto Agentes Ambientais já vem apresentando resultados na busca pela retomada da autoestima de dependentes químicos acolhidos pela Comunidade Juvenópolis, no bairro de Bebedouro. A ação faz parte do cronograma de reinserção social e produtiva realizado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Rede Acolhe.




Atualmente, nove dependentes químicos acolhidos participam do projeto, que permite que eles trabalhem em contato com a natureza. São desenvolvidas atividades de revitalização, plantio e manuseio de mudas no Parque Municipal de Maceió.

 



Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, que acompanhou os trabalhos dos acolhidos, ontem sexta-feira (26), o projeto significa o início do estabelecimento ou resgate de uma rede social inexistente ou comprometida pelo período de uso abusivo das drogas.

 



“Essa experiência é fundamental para experimentarmos isso. É uma atividade terapêutica com muita proximidade com o meio ambiente. Isso é importante para resgatar a autoestima destes dependentes químicos, que estarão criando um sentimento de participação junto às transformações sociais”, enfatizou Jardel Aderico.



Para a representante da Comunidade Juvenópolis, irmã Glória, apesar de ser um projeto muito recente, ele já está dando uma resposta muito positiva. “Já percebemos que eles estão com uma melhor autoestima, trocando conhecimento”, disse.




O coordenador do Parque Municipal, Charles Douglas, também acredita que o saldo esteja sendo positivo, uma vez que já é notório todo o resultado que o projeto vem dando. “Percebemos nos olhos deles que existe um querer muito grande em participar deste projeto. Eles estão enxergando como uma janela para a salvação da dependência”, salientou.

 




Os participantes do projeto vão trabalhar voluntariamente nos serviços de manutenção de trilhas e áreas comuns, jardins, viveiro e educação ambiental por três dias na semana, de 8h até 12h, no período de três meses com possibilidade de prorrogação de mais três meses.



“Estou gostando muito de tudo o que fazemos aqui. Já estava ansioso para começar a trabalhar no parque. Tudo aqui é muito lindo, o que nos dá mais prazer em fazer”, finalizou o acolhido Marcelo Guedes, ao final da trilha ambiental.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.