29/09/2016 19:30:04
Alagoas
Detran faz análise do Plano de Segurança Viária para Motociclistas
Meta é reduzir ainda mais número de acidentes com motos
AscomMaceió e Arapiraca são as cidades pilotos para a implantação do plano, devido ao alto índice de acidentes com motoclistas Maceió e Arapiraca são as cidades pilotos para a implantação do plano, devido ao alto índice de acidentes com motoclistas
Agência Alagoas

Com a meta de reduzir, no mínimo, 6% o número de acidentes de trânsito com motociclistas, nos municípios de Maceió e Arapiraca e promover a mudança de comportamento, o Plano de Segurança Viária para Motociclista (PSVM), coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) está alcançando resultados positivos. Na manhã desta quinta-feira (29), o presidente da autarquia, Antônio Carlos Gouveia, recebeu em seu gabinete técnicos das chefias de segurança e educação no trânsito para fazer uma avaliação do plano.



Durante a reunião, os técnicos responsáveis pela construção do projeto que foi lançado no mês de maio deste ano fizeram uma análise e discutiram os próximos passos que serão realizados. Os principais indicadores de segurança viária que a equipe irá medir são o índice de vítimas atendidas pela Unidade de Emergência do Agreste, o fator cultural que analisa como a população se comporta e quais são as condutas de risco que fazem com que os acidentes aconteçam com maior frequência.



“O PSVM tem um diferencial muito grande que é a construção de ações de educação, engenharia de tráfego e fiscalização de forma integrada. Nós escolhemos as cidades de Maceió e Arapiraca para serem as cidades pilotos para a implantação do plano, devido ao alto índice de acidentes com a categoria”, destacou a analista da chefia de segurança no trânsito, Edira Soares.



Na ocasião, o gerente de serviços de estudos de acidentes e infrações do Detran/AL, Renan Silva, ressaltou que o Pano de Segurança Viária também tem o propósito de abordar outros aspectos como a insfraestrutura das cidades, para que os órgãos responsáveis possam integrar na execução no plano.

 


“Nossos números são alarmantes, 40% dos mortos são condutores ou passageiros de motocicleta, um percentual de quase 80% de atendimento de vítimas de acidentes em Arapiraca também está voltado para esse grupo e nosso plano tem a missão de combater esse índice”, assegurou Renan Silva.



Palestras



O mapa de ações de educação terá início no próximo dia (4), no município de Arapiraca, com um programa de palestras em escolas, onde os palestrantes serão representantes do Detran/AL, médicos da unidade de emergência do agreste, membros do corpo de bombeiros e outros colaboradores.



A presidência reforçou a alegria de ter servidores comprometidos com um projeto que é um grande desafio. “Esse é um tema que reflete vida e isso merece ter uma atenção diferenciada, por isso que o órgão busca a integração não só com especialistas aqui de Alagoas, mas como também de outros estados como São Paulo, precisamos provocar a mudança de comportamento e salvar mais vidas”, enfatizou Gouveia.



No mês de novembro será realizada uma audiência pública, que será continuidade do diagnóstico social para que a sociedade se conscientize e contribua com sugestões para o PSVM que também conta com o apoio de órgãos da área da saúde, educação, segurança pública, trânsito e entidades não governamentais. Por uma nova Alagoas, em 2017 o plano será expandido para outros municípios.

 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.