Obras de mobilidade urbana e de reconfiguração do espaço urbano são temas recorrentes nas aulas de cursos como Engenharia Civil. Na quinta-feira (24), cerca de 50 futuros engenheiros visitaram as obras da duplicação da rodovia AL-101 Norte, onde puderam ver na prática a aplicação vários conceitos estudados em teoria.
A obra, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), segue em andamento com a execução da superestrutura do viaduto de Jacarecica, construção da estrutura base para a ponte sobre o rio Jacarecica, além da implantação da galeria fluvial referente ao sistema de drenagem da pista e a realocação da rede elétrica entre a sede da Escola Fazendária, em Cruz das Almas, e a Ponte do Rio Jacarecica.
Lucas Henrique Abreu Sena, estudante o 8º período do curso de Engenharia Civil, do Cesmac, ressalta a importância da aula prática em uma obra tão importante para Alagoas como a duplicação da AL-101 Norte.
“Nós vemos aqui muito do que estudamos em aula, são coisas vistas somente em teoria e agora na prática. Isso é ótimo, nos dá uma motivação a mais para estudar. Obras dessa magnitude incentivarão o desenvolvimento de todo o Estado”, conta Lucas.
O professor Zeferino Alencar conta que a demanda por visitas técnicas é grande no curso e o governo do Estado tem acolhido os estudantes em todas as obras que promove.
“O Estado vem desenvolvendo importantes obras, entre elas, a duplicação da AL 101-Norte, por isso propomos esta visita. Aqui, há uma preocupação com a urbanidade, dando prioridade a pedestre, ao ciclista. É uma obra que a pensa a mobilidade como um todo, além de promover o desenvolvimento econômico de Alagoas”, conta o professor.
Os estudantes foram recepcionados no canteiro de obras pelo secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e pelo secretário executivo da pasta, Alcides Tenório. Os futuros engenheiros tiraram as dúvidas com os gestores quanto as obras e seus elementos construtivos, além disso foram debatidas questões sobre o mercado alagoano para a construção civil.
“É um prazer receber alunos em nosso canteiro de obras. A duplicação da AL-101 Norte é uma grande aula de engenheira a céu aberto, é importante que as obras públicas sejam de conhecimento da população, ainda mais de alunos que podem aprender com aquilo que o governo executa. Eles estão presenciando mais uma obra estruturante da capital de Alagoas e irá se estender a todo litoral norte, incentivando o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado”, explica Mosart Amaral.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308