Ampliar a comercialização da produção local e impulsionar o cenário turístico e econômico da região Costa dos Corais. Esse foi o intuito da Rodada de Negócios, realizada na manhã desta quinta-feira (18), no Hotel Salinas Maragogi Resort, localizado no Litoral Norte do Estado.
Organizado pela entidade independente Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Sebrae Alagoas e Federação do Comércio (Fecomércio-AL), o encontro viabilizou a aproximação de 25 empresas- ofertantes de serviços e produtos- e 32 empresários de turismo da região, que discutiram possibilidades de negócios, divulgação, custos operacionais, formas de pagamento e outros aspectos relevantes.
Com foco na ampliação da procura interna por parte do empresariado, o estímulo ao agronegócio e a produção familiar estão entre os principais alcances positivos da Rodada, impulsionando a geração de renda através dos produtos fornecidos por cooperativas inseridas no Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL).
De acordo com a presidente da Associação Mulheres de Fibra, Amara Lúcia, o encontro possibilita maior visibilidade e divulgação das peças dos artesãos.
“Além de fazer negócios, o encontro funciona como uma oportunidade de mostrar nosso trabalho que muitos empresários ainda não conhecem, apesar de serem daqui. Utilizar nossas peças na decoração de um restaurante ou hotel, por exemplo, agrega valor a experiência do turista e colabora com nosso trabalho, que é feito por trabalhadores e famílias da zona rural do município”, afirma a presidente.
Além da Associação Mulheres de Fibra, que integra o APL Costa dos Corais, participou do evento o projeto Ostras Depuradas de Alagoas, do APL Lagoas e Mares do Sul, e a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro).
Segundo o empresário Luiz Cláudio, proprietário da Pousada Barra Velha, a região Costa dos Corais caminha para a aproximação entre o empresariado e os fornecedores locais.
“Os estabelecimentos de Maragogi vêm se abastecendo, a alguns anos, da produção de Pernambuco, justamente por sua posição geográfica. É essencial que a gente consiga mudar esse cenário e passe a comprar no próprio município, mantendo a qualidade dos produtos e fazendo com que o recurso circule dentro do próprio Estado”, explicou Luiz Cláudio.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308