14/10/2016 05:00:38
Alagoas
Encontro orienta ouvidores de órgãos do Executivo estadual
Controladoria fez reunião para alinhar informações sobre o tratamento das manifestações dos cidadãos na Ouvidoria
Ascom CGEDurante o encontro, a responsável pelo monitoramento da Lei de Acesso à Informação na CGE, Fabrícia Oliveira, fez uma exposição sobre alguns pontos, entre eles, o tratamento que deve ser dado à manifestação do cidadão
Agência Alagoas

Tratar o pedido de informação com celeridade e dentro do prazo estabelecido por Lei é uma das diretrizes da Ouvidoria que recebe diversos tipos de manifestações, tais como denúncia, reclamação, elogio e sugestão.



Neste sentido, a Controladoria Geral do Estado (CGE), cumprindo o seu papel de monitorar e orientar, promoveu mais um encontro com os ouvidores dos órgãos do Executivo.



Durante o encontro, a responsável pelo monitoramento da Lei de Acesso à Informação na CGE, Fabrícia Oliveira, fez uma exposição sobre alguns pontos, entre eles, o tratamento que deve ser dado à manifestação do cidadão, enfatizando que deverá ser acompanhada pelo ouvidor até a fase conclusiva.



“Depois que o ouvidor envia a solicitação para o órgão ou setor competente, o cidadão terá um posicionamento sobre o encaminhamento dado à sua manifestação”, observou.

 


Além de funcionar como um canal eficaz para o cidadão, tratando a manifestação com celeridade, a Ouvidoria visa também tratar demandas que gerem insatisfação por parte da sociedade.



A ferramenta viabiliza o diálogo com o cidadão e, com isso, identifica gargalos na administração pública. “Se um órgão recebe muitas reclamações sobre um determinado assunto, cabe ao ouvidor levar isso ao conhecimento do gestor para que tome providências”, orientou Fabrícia.

 

Os encontros com os ouvidores foram fracionados em grupos para facilitar a comunicação. Nesta primeira reunião, participaram as secretarias de Planejamento, Prevenção Social à Violência, Educação e Saúde.

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